CNA realiza live sobre planejamento previdenciário rural

Publicado em 21/10/2022 15:32
Debate reuniu especialistas na quarta (19)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quarta (19), uma live com especialistas para debater sobre o tema “Planejamento Previdenciário Rural – Processo Administrativo e Judicial”.

O debate foi moderado pelos assessores jurídicos da CNA, Luiz Fabiano Rosa e Carolina Carvalhais, e contou com a participação do advogado e professor de Direito Previdenciário, Tassio Gutierre.

De acordo com Carolina, a live teve o objetivo de demonstrar como o produtor rural pode se organizar para a aposentadoria rural. “Essa é a terceira live que realizamos sobre a questão previdenciária rural. É preciso mostrar, de forma clara, os direitos para concessão dos benefícios de acordo com a legislação”, disse.

Toda a live pode ser assistida no canal do Sistema CNA/Senar do Youtube .

Gutierre apresentou a visão administrativa e judicial, conceitos e categorias, decisões recentes, entendimentos e caminhos que os produtores rurais podem percorrer até a aposentadoria rural. Com as mudanças que aconteceram na legislação previdenciária ao longo dos anos, ele esclareceu os critérios utilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para análise e concessão do benefício.

O especialista também ressaltou a necessidade de se enquadrar em uma das categorias previstas para aposentadoria rural – segurado especial, produtor rural, contribuinte individual ou trabalhador rural – conforme as características e exigências específicas. Durante a live, ele abordou, ainda, a importância de se tirar as dúvidas que existem em relação à contribuição previdenciária.

Ao final da live, Gutierre disse que o seu objetivo principal é fazer um alerta aos produtores rurais sobre a necessidade de organização e planejamento para aposentadoria rural. “A Constituição Federal garante o benefício previdenciário, mas é preciso se organizar, se programar, para que no momento certo em que for requerer o seu benefício, que seja concedido na seara administrativa”, explicou.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Articulado pela FPA no Legislativo, Autocontrole Agropecuário é regulamentado
Maduro pede telefonema com Lula sobre situação na Venezuela, diz fonte
MP não resolve problemas dos produtores gaúchos
Ovinocultura pagará menos imposto em SC
Mudanças nas regras de óleo de palma da Indonésia não afetarão exportação, diz governo
Com apoio do governo do estado, produtores rurais se unem para asfaltar 58,4 km da estrada de Alto Horizonte