Bayer lançará milho mais curto com maior tolerância a extremos climáticos

Publicado em 17/02/2022 16:56

Por Karl Plume

(Reuters) – A fabricante global de pesticidas e sementes Bayer lançará uma variedade de milho nos Estados Unidos no próximo ano que, segundo ela, vai tolerar melhor a ventos fortes associados às mudanças climáticas, estimando vendas futuras na América do Norte em até 1 bilhão de euros.

O milho, cujo pé é um terço mais baixo que variedades atuais, será plantado por 150 agricultores dos EUA em um teste comercial em 2023, e depois lançado no mercado mais amplo no ano seguinte, disse a empresa em uma apresentação à mídia nesta quinta-feira.

O milho de baixa estatura é a variedade mais recente cultivada para resistir ao clima cada vez mais incerto devido a mudanças climáticas, juntando-se a uma lista crescente que inclui grãos mais tolerantes à seca e ao calor.

A Bayer disse que as plantações iniciais de seu milho curto serão de sementes convencionais. Traços biotecnológicos e variedades com genes editados serão lançados para o produto em 2027 ou mais tarde na América do Norte e em outras regiões, incluindo América Latina, Ásia e possivelmente Europa, com vendas globais previstas para atingir o pico na década de 2030.

“Vemos um enquadramento milho de baixa estatura em todos os hectares de milho ao redor do mundo”, disse Bob Reiter, chefe de pesquisa e desenvolvimento da divisão de ciências agrícolas da Bayer.

A Bayer afirma que a colheita também será mais fácil de cultivar porque as plantas mais curtas terão manejo mais simples, incluindo aplicações de fertilizantes, pesticidas e outros produtos químicos agrícolas.

As plantas mais curtas também tornarão a safra mais resistente em condições de vento, um problema que nivelou milhões de acres de milho em Iowa em 2020.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Encontro de Intensificação de Pastagens: mercado, oportunidades, manejo e ILP
Governo Federal aprova crédito extraordinário de R$ 60 milhões para o Mapa
Conflitos mentais, emocionais e existenciais precisam ser considerados para que o agronegócio consiga crescer em harmonia com a cidade
Em três anos de trabalho, Associação "De Olho no Material Escolar" avança na participação de políticas públicas para a educação
Nota Oficial | Decreto 12.189/2024: embargos e multas aos crimes de incêndio não podem punir inocentes
VBP da agropecuária deve registrar queda de 3,2% em 2024, aponta CNA