SNA: Preços dos insumos deverão cair a partir de junho de 2022

Publicado em 16/12/2021 15:55

O diretor técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Marcos Fava Neves, estimou que os preços dos insumos agrícolas deverão cair a partir de junho de 2022.

Essa diminuição, segundo ele, irá depender de alguns fatores como a possível retomada da produção na China, Índia e Leste Europeu; a normalização dos preços do petróleo e dos transportes; a utilização mais eficiente dos insumos (“usar menos, somente onde é preciso”); a adoção de culturas que apliquem uma quantidade menor de fertilizantes, defensivos, etc.; e a opção por fornecedores alternativos.

Além disso, o especialista acredita que poderá haver “uma explosão do uso de produtos biológicos”, em substituição aos insumos, e que o preço dos grãos deverá cair na megassafra brasileira, e também na Argentina.

Fava disse ainda que é preciso analisar o comportamento do câmbio e o desempenho das compras, sobretudo em relação a cooperativas, revendas e produtores. “É importante observar as relações de troca e não ficar descoberto”, enfatizou o diretor da SNA.

Fonte: SNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China quer parceria com UE para combater "abuso" dos EUA, diz embaixador chinês na Espanha China quer parceria com UE para combater "abuso" dos EUA, diz embaixador chinês na Espanha
Crescimento econômico global pode desacelerar para 2,3% por tensões comerciais, diz a agência de comércio da ONU Crescimento econômico global pode desacelerar para 2,3% por tensões comerciais, diz a agência de comércio da ONU
Crescimento do PIB da China na 1º trimestre supera expectativas, mas choque tarifário dos EUA paira no ar
BC da Argentina facilita acesso de não residentes ao mercado de câmbio para atrair investimentos
Ibovespa fecha com declínio modesto em dia de ajustes
Heinze pressiona governo por alívio emergencial a produtores gaúchos