Comissão na Câmara discute projeto que cria complexo do Matopiba

Publicado em 29/07/2021 16:50
Região abrange trechos do Cerrado no Maranhão, em Tocantins, no Piauí e na Bahia

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados discute  na próxima quarta-feira (4) a criação do Complexo Geoeconômico e Social do Matopiba, previsto no Projeto de Lei Complementar 246/20.

A região abrange trechos remanescentes do Cerrado no Maranhão, em Tocantins, no Piauí e na Bahia, cujas siglas formam o acrônimo Matopiba. E é considerada a fronteira de expansão da agropecuária no Brasil. Até 2022, segundo projeções, representará 16,4% da área plantada no País.

“A proposta visa o desenvolvimento da região e a redução das desigualdades”, explica o autor, deputado Pastor Gil (PL-MA).

"A topografia plana e o baixo custo das terras comparado às áreas consolidadas
do Centro-Sul, levaram alguns produtores rurais empreendedores a investir na então nova fronteira agrícola", afirma o relator do projeto na comissão, deputado Capitão Fabio Abreu (PL-PI), ressaltando que a região destaca-se na produção de soja, milho e algodão.

Segundo o parlamentar, alguns pontos do texto podem ser aprimorados, como o que trata do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Complexo e o que exige licenciamento ambiental prévio de projetos de agricultura irrigada.

Foram convidados para discutir o assunto com os deputados representantes dos seguintes órgãos:
- Ministério da Agricultura;
- Ministério da Cidadania;
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa);
- Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA);
- Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa);
- além dos governos de Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia.

A audiência será realizada no plenário 5, a partir das 16 horas.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta simplifica processo para regularizar propriedades rurais em faixas de fronteira
Água pode virar nova frente em negociações comerciais do México com os EUA
Comércio entre EUA e China pode diminuir em até 80%, diz OMC
CORREÇÃO-Wall Street salta após Trump anunciar pausa de 90 dias para tarifas
Trump reduz temporariamente tarifas para maioria dos países, mas as eleva para China
Trump eleva novamente tarifas sobre China e parece fazer uma pausa para outros países
undefined