Sanidade Agropecuária: Portaria estabelece procedimentos para a adesão ao Sisbi-POV

Publicado em 01/06/2021 09:36
A medida entra em vigor nesta terça, dia 1º de junho

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 153 que estabelece os procedimentos de reconhecimento de equivalência para a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sisbi-POV), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

O Sisbi-POV é um importante instrumento de governança das fiscalizações e inspeções realizadas em produtos de origem vegetal e tem por objetivo padronizar, harmonizar e ampliar os procedimentos de inspeção em todo país para melhorar o controle da qualidade e da segurança desses produtos. A adesão é voluntária e destinada aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e consórcios municipais.

“O SISBI-POV, com suas regras transparentes e bem definidas, deve facilitar a adesão dos estados e municípios e, com isso, contribuir para a oferta de alimentos seguros aos consumidores por meio de uma maior capilaridade das ações de inspeção e fiscalização. Além de aumentar a inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal, reduzindo a clandestinidade e incentivando o desenvolvimento da produção e dos comércios locais e regionais de produtos vegetais”, afirma o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo.

A Portaria foi amplamente discutida entre as equipes técnicas do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e do Departamento de Suporte e Normas da Secretaria de Defesa Agropecuária, e teve participação social por meio de consulta pública, seguindo as boas práticas regulatórias.

“A estruturação da coordenação do Suasa no Departamento de Suporte e Normas e a revisão dos requisitos e procedimentos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários são fundamentais para fortalecer todo o Sistema e favorecer a adesão dos interessados, representando ganhos para todos os entes da cadeia produtiva”, destaca a diretora do DSN, Judi Nóbrega.

Para o Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Daniel Ingold, é um marco regulatório para área vegetal.

“É positivo no sentindo em que vemos o Ministério descentralizar suas ações, contudo, precisamos estar atentos as responsabilidades que recaem sobre os Estados, ao passo que solicitada a adesão devemos estar preparados para dar suporte de estrutura e pessoal para realização dos trabalhos com a excelência que exige”. Completou Ingold.

Clique aqui e confira a portaria na íntegra.

Fonte: Semagro-MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mapa destaca trabalho para ampliação de mercados e oportunidades para o Brasil no cenário internacional Mapa destaca trabalho para ampliação de mercados e oportunidades para o Brasil no cenário internacional
Tereos prevê que área de beterraba da UE cairá 9% na próxima temporada
Aproest participa de debate na Assembleia Legislativa sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Tocantins
Índia começa a aumentar compra de óleo de palma com queda de preço em relação ao óleo de soja
Futuros de Wall St saltam após Trump recuar em ameaças de demitir chair do Fed; Tesla sobe
Conselho da JBS convoca assembleia sobre dupla listagem para 23 de maio