USDA anuncia primeiras mudanças no alto escalão; secretário depende de aprovação do Senado

Publicado em 21/01/2021 15:18
Joe Biden escolheu Tom Vilsack para a pasta, que ocupou o cargo entre os anos de 2009 e 2017, na gestão Obama

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) anunciou nesta quarta (20) e quinta-feira (21) os primeiros nomes de alto escalão do órgão para os próximos quatro anos do mandato do presidente Joe Biden, que tomou posse ontem.

Para o cargo de secretário de Agricultura, Joe Biden escolheu Tom Vilsack, que ocupou a vaga entre os anos de 2009 e 2017, na gestão de Barack Obama. A posse ainda depende de aprovação do Senado e caso confirmado seria o primeiro a ocupar a vaga por duas vezes. Os outros 22 secretários também já foram selecionados (veja no final do texto a lista completa de indicados elaborada pelo Poder 360).

Vilsack já foi governador do estado de Iowa (1999-2007). Em 2006, lançou sua candidatura à nomeação do Partido Democrata para a presidência dos Estados Unidos na eleição de 2008, mas desistiu em 2007.

Como chefe de gabinete do Secretário, foi escolhida Katharine Ferguson, que também já atuou no USDA durante o mandato de Obama. Robert Bonnie foi nomeado vice-chefe de gabinete para Políticas e conselheiro sênior, Clima, no gabinete do Secretário.

Sara Bleich, PhD, foi nomeada conselheira sênior, COVID-19, no gabinete do Secretário. Kumar Chandran foi nomeado conselheiro sênior, Nutrição, no gabinete do Secretário. Para vice-secretário adjunto provisório para a administração, o nome escolhido foi de Gregory Parham, DVM.

Justo Robles foi nomeado o contato da Casa Branca no gabinete do Secretário. A segunda leva de indicações, nesta quinta-feira, foi anunciada a indicação da especialista em política nutricional, Stacy Dean, como subsecretária adjunta para alimentos, nutrição e serviços ao consumidor (FNCS). 

O USDA também anunciou que Justin Maxson, CEO da Fundação Mary Reynolds Babcock, que foi nomeado subsecretário adjunto para o Desenvolvimento Rural. Mae Wu foi nomeada subsecretária adjunta de marketing e programas regulatórios.

Veja a lista completa de secretários (equivalente aos ministros no Brasil) indicados por Joe Biden:


Integrantes indicados para Secretárias no governo Biden - Imagem: Poder 360

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta simplifica processo para regularizar propriedades rurais em faixas de fronteira
Água pode virar nova frente em negociações comerciais do México com os EUA
Comércio entre EUA e China pode diminuir em até 80%, diz OMC
CORREÇÃO-Wall Street salta após Trump anunciar pausa de 90 dias para tarifas
Trump reduz temporariamente tarifas para maioria dos países, mas as eleva para China
Trump eleva novamente tarifas sobre China e parece fazer uma pausa para outros países
undefined