Aumento da demanda por exportação via Porto Murtinho exige maior agilidade dos portos

Publicado em 16/03/2020 17:07

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), André Dobashi, atendendo demanda conjunta com a Famasul, solicitou ao Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (SFA/MS), Celso de Souza Martins, maior agilidade na fiscalização do escoamento de grãos nos portos da cidade de Porto Murtinho. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (16).

“Porto Murtinho tem potencial para se tornar um grande polo exportador sul-mato-grossense, entretanto, os processos fiscais precisam de melhoria. Para conseguirmos agilidade, avaliamos a necessidade de um fiscal fixo na região, para monitorar entradas e saídas das cargas e melhorar a velocidade do processo. Atualmente a fiscalização ocorre com profissionais de outros municípios, que precisam se deslocar até Porto Murtinho”, pontua o presidente da Aprosoja/MS.

Segundo a Associação os portos da região estão se desenvolvendo de forma eficiente, em operação e infraestrutura. “A curto prazo acreditamos que Porto Murtinho se tornará uma das principais rotas dos grãos produzidos no Centro-Oeste. E para garantirmos esse sucesso, precisamos nos atentar aos processos, desde esta fase de implantação”, finaliza Dobashi, ao justificar a necessidade de um fiscal fixo nos portos.

A demanda foi recebida pelo Superintendente da SFA/MS. que se colocou à disposição para tratar do tema, indicando que a demanda das entidades reforça pedido já realizado pela SFA, junto ao MAPA para melhorias nos procedimentos de escoamento dos portos instalados em Porto Murtinho.

Fonte: Agro Agência

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nestlé cortará US$2,8 bi em custos e impulsionará marketing sob comando de novo presidente
Trump escolhe Howard Lutnick para comandar Departamento de Comércio
Milhares de agricultores britânicos protestam contra "imposto sobre trator" em herança
Presidente do Sistema Famato empossa nova diretoria do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis
Brasil avança em diálogo internacional com Japão e Angola em reuniões bilaterais
Wall Street cai com nervosismo por tensões crescentes entre Rússia e Ucrânia
undefined