Senar inicia assistência técnica em Brumadinho/MG

Publicado em 23/01/2020 15:42

Os técnicos de campo do projeto Senar SuperAção Brumadinho iniciaram, neste mês, o acompanhamento técnico de 480 famílias rurais impactadas pelo rompimento da barragem na região, em Minas Gerais.

Durante dois anos, serão realizadas ações gratuitas de Assistência Técnica e Gerencial, Formação Profissional Rural e Promoção Social para recuperação e melhoria da produção agropecuária local por profissionais de ciências agrárias.

O projeto envolve o Sistema CNA/Senar, a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e o Senar-MG com parceria do Ministério da Cidadania, Aliança Brumadinho.

Desde que foi lançado, em julho de 2019, o Senar SuperAção Brumadinho já passou por três etapas de trabalho, como o estudo individualizado de características sociais e potencial produtivo da região e das famílias envolvidas, viabilização das ações, mobilização das famílias e capacitação dos técnicos na metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do Senar.

Durante o mapeamento realizado pelo Senar no município foram identificadas propriedades que atuam nas áreas de avicultura, bovinocultura de leite e de corte, olericultura (produção de hortaliças) e fruticultura.

De acordo com a coordenadora nacional do projeto SuperAção Brumadinho no Senar, Luana Frossard, as circunstâncias pelas quais os produtores passaram e continuam enfrentando foram consideradas na elaboração do projeto.

“Os produtores receberão orientação técnica para maximizar as atividades da propriedade rural, utilizando os recursos disponíveis e não apenas focados em uma única atividade produtiva. Isso vai criar oportunidades para que eles tenham geração de renda e melhorem a qualidade de vida”, destacou Luana.

Para o coordenador do SuperAção Brumadinho do Senar-MG, Harrison Belico, o projeto trará benefício para a população rural impactada direta e indiretamente pelo rompimento da barragem.

“Após o rompimento da barragem foi notado certo número de empresas que tiveram interesse em apoiar a população do município. Por isso, outra vertente do projeto é orientar os produtores para que eles tenham oportunidade de comercializar seus produtos para demais instituições que compõem a Aliança por Brumadinho”, observou.

Rafael Campos produz hortaliças em uma área de 16 hectares em Brumadinho há quatro anos. Quando houve o rompimento da barragem, ficou sem energia elétrica e sem acesso à fazenda. “Perdemos cerca de 80% da produção porque não tínhamos como chegar ao local e nem energia para a irrigação”.

“Com tudo o que vivenciamos estava difícil produzir, agora com a ajuda técnica teremos um amparo para recomeçar”, disse Rafael.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área de milho no Paraná terá crescimento tímido enquanto soja aponta para produção recorde no Brasil e pressiona Chicago
Fundesa aplicou mais de R$ 13 milhões em 2024
Conversa de Cerca #151 - Produtores rurais independentes da Amazônia se organizam para defender região e o setor
BIOTROP anuncia Jonas Hipólito como novo Presidente
Agronegócio representou 23,5% do PIB da Bahia até o terceiro trimestre de 2024
Dias de Campo COMIGO 2025: conhecimento, inovação e tecnologia no campo
undefined