Comissão de Agricultura debaterá trabalho escravo

Publicado em 25/10/2017 10:23

O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), apresentará  amanhã (25), às 10h, requerimento propondo a realização de audiência pública para debater a Portaria 1129/17,  do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que altera as regras de combate e fiscalização do que se denominou trabalho escravo.

“Precisamos de regras claras para conceituação e fiscalização do trabalho escravo”, ressaltou Sérgio Souza. O parlamentar adiantou que pretende convidar todos os setores envolvidos com o tema para a audiência pública na qual se pretende discutir trabalho forçado, jornada exaustiva, trabalho degradante, servidão por dívida e trabalho análogo a de escravo. 

Para Sérgio Souza, é inconcebível o Brasil ter na legislação sobre o assunto algumas exigências como as contidas  no texto da Instrução Normativa nº 31, do Ministério do Trabalho, por meio da qual o empregador é obrigado a cumprir 252 itens.

“Agora, é importante frisar que nós, que defendemos o setor produtivo, nunca fomos favoráveis a qualquer procedimento que venha caracterizar alguma irregularidade. Somos cem por cento contra qualquer tipo de trabalho que pareça escravidão”, enfatizou Sérgio Souza.

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia