Chuvas colocam em risco safra 2018 de grãos na Rússia, diz Ministério da Agricultura

Publicado em 22/09/2017 11:27

MOSCOU (Reuters) - O clima chuvoso em algumas regiões da Rússia está colocando em risco a safra de grãos do próximo ano, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura nesta sexta-feira.

A perspectiva pessimista da pasta para a produção em 2018 segue-se à redução das projeções do governo para o ciclo deste ano, que ficaram inclusive abaixo da maioria das estimativas não oficiais.

"Até o momento, o próximo ano realmente não promete uma boa colheita. É por isso que devemos ter reservas para o próximo ano", afirmou o chefe do Departamento de Cultivo do ministério, Pyotr Chekmarev, durante uma conferência em Moscou.

Segundo ele, os agricultores "atrasaram o plantio dos grãos de inverno".

Espera-se que a Rússia colha uma safra recorde neste ano, tornando-se o maior exportador de trigo do mundo na safra iniciada em 1º de julho.

No entanto, o Ministério da Agricultura russo tem mantido sua previsão modesta para a colheita de grãos em 2017 em 110 milhões de toneladas por peso limpo, abaixo das estimativas não oficiais, de cerca de 133 milhões de toneladas.

O ministério disse que a diferença deve-se ao risco de que algumas regiões da Rússia não possam colher seus grãos antes do início do tempo frio.

(Por Olga Popova)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia