Banco do Brasil usa tecnologia para mapear áreas financiadas no campo

Publicado em 27/10/2016 10:18
Banco estima identificar mais de 100 mil polígonos até dezembro

O aplicativo do BB “GeoMapa Rural” já recebeu coordenadas de 70 mil áreas rurais destinadas a financiamento agrícolas e deve chegar a 100 mil registros até o fim de 2016.

A solução, uma novidade no mercado agro, gera mais comodidade aos clientes e garante o atendimento às normas do BancoCentral (Bacen), que este ano passou a exigir dos Bancos as coordenadas geodésicas das áreas financiadas para operações de custeio e de alguns investimentos.

“Além de cumprir a exigência do Bacen, a geolocalização, aliada à análise de dados, possibilita aperfeiçoar o atendimento ao mercado do agronegócio, ofertando produtos e serviços mais adequados aos clientes de uma determinada região", ressalta o gerente de projeto da Diretoria de Agronegócios do BB, Álvaro Santamaria.

Pelo “GeoMapa Rural”, o cliente, ou pessoa de sua confiança, transmitem o polígono da área a financiar diretamente ao Banco, sem a necessidade de ir até uma agência para entregar as informações.

A coleta das coordenadas é realizada sem a necessidade de rede de dados. A identificação da área pode ser feita percorrendo-se o perímetro da área a financiar ou marcando os vértices da área diretamente na tela do smartphone ou tablet. Caso seja necessário realizar alguma edição da área, a mesma poderá ser realizada na tela do aparelho e salva novamente.

As empresas que prestam serviço de assistência técnica aos clientes do BB também podem fazer o envio dessas informações. O aplicativo é intuitivo e está disponível na loja da Google Play (Android) e na App Store (Apple).

Para os produtores rurais e empresas de assistência técnica que utilizam aparelho de navegação GPS, o BB também disponibiliza página na web (bb.com.br/agronegocios) para envio dos arquivos ao Banco.

A previsão é que, em futuro próximo, o aplicativo ganhe novas funcionalidades, quando será possível consultar o roteiro até a agência mais próxima, verificar a adequação socioambiental com relação a áreas indígenas e Unidades de Conservação, por exemplo.

A proposta do BB é oferecer ao produtor rural um ambiente que permita a ele visualizar sua propriedade, atender aos normativos legais e conhecer soluções para suas necessidades, como os benefícios da Agricultura de Baixo Carbono.

Fonte: Banco do Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes
undefined