Morre o pesquisador José Tadashi, o guerreiro da soja
O fitopatologista José Tadashi Yorinori, considerado um dos melhores e mais renomados do Brasil, faleceu na noite de segunda-feira (13) após sofrer parada cardíaca. O pesquisador estava internado desde o final de abril após sofrer um acidente ao cair de uma escada em sua casa, em Londrina, no Paraná.
O velório de Tadashi acontece na Associação dos Engenheiros Agrônomos - situada à rua Kozen Igue, 345, Jd. Itatiaia, Londrina/PR - e o sepultamento acontecerá às 10h30, no Cemitério São Pedro, também na cidade.
O Notícias Agrícolas lamenta a perda do cientista, pesquisador e o mais brilhante fitopatologista de soja, mundialmente reconhecido.
"Ele se foi, mas deixa um legado a todos os que o conheceram, pois o Tadashi era um grande exemplo de pessoa em todos os sentidos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. E, assim sendo, continuará vivo para sempre em nossas mentes e em nossos corações", lembra o jornalista e amigo, João Batista Olivi.
"Nossa família agradece muito pelas orações e por todo o apoio. Saber que junto com ele e vários produtores e agrônomos em um restaurante em Primavera do Leste (MT), no meio de profunda crise econômico-social por conta da ferrugem, ouviram a ideia do vazio sanitário da soja e na semana seguinte estávamos nós rodamos várias vezes este MT avaliando o vazio. Ele, com sua ideia genial ajudou o país a economizar várias dezenas de bilhões de dólares. Merece nossa homenagem!", recorda o filho Marcos Yorinori em nome de toda a família.
Histórico
José Tadashi Yorinori é considerado um dos nomes mais importantes do agronegócio brasileiro, tinha 72 anos e era engenheiro agrônomo, com mestrado nos Estados Unidos e mais de 40 anos de pesquisa e experiência. Entre suas especialidades está a ferrugem asiática e ele é considerado o "pai do vazio sanitário", um dos mais eficientes mecanismos que mantém a sanidade das lavouras de soja do país.
No link abaixo, veja a última entrevista de Tadashi concecida ao Notícias Agrícolas, em 14 de março de 2016:
Condolências
Tadashi era, além de um grande nome do agronegócio brasileiro, uma pessoa muito querida no meio. Assim, lideranças importantes enviam suas mensagens de condolências lembrando o grande companheiro e brasileiro que foi o pesquisador.
"Marcos, rezo para que Deus conforte o coração da Família Yorinori. Vocês foram guerreiros nos últimos dias ao lutarem ao lado do seu pai pela vida. Mas Deus tem o seu tempo, inclusive para nos fazer aceitar e entender. Se deem a chance do luto neste momento e saibam que a dor será amenizada e ficarão as saudades e as boas lembranças".
Sílvia Camacho
"Marcos e família, nossos profundos sentimentos. Que Deus conforte a todos. Perdemos um grande amigo, com hábitos simples, cordial com todos, e um dos profissionais mais importantes da história agronômica do Brasil".
Elton Hamer - Ex-Presidente da Aprosmat e Abrass
"Marcos e família Yorinori, sentimos muito. Que Deus conforte a dor de vocês e a nossa. O exemplo é o que fica. Dr. Tadashi sempre demonstrou serenidade humildade e muito conhecimento. Agregava pessoas ao seu lado pelo carisma e sempre foi respeitado no mundo da agricultura. O Brasil perde uma autoridade da fitopatologia e nós um grande amigo e parceiro de longas jornadas. Que Deus ilumine a todos".
Nery Ribas - Diretor Presidente do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil)
"Marcos oramos para que Deus possa diminuir a dor de toda a família pela grande perda neste momento de tristeza".
Robison Serafim - Agrônomo e Gerente de Fungicidas na Syngenta
"Familia Yorinori, expresso meus sinceros sentimentos e espero que o legado eterno deixado pelo Tadashi ajude a confortar toda a família nesse momento muito triste. Abraço a todos".
Francisco Soares Neto - Presidente da Fundação MT e da TMG - Tropical Melhoramento & Genética
"Marcos, meus profundos sentimentos a toda sua família. Em breve estaremos aí para abraçá-los. Tenham força e a certeza de que o nosso amigo Tadashi e todos vocês estão muito bem amparados pelo nosso Criador".
Maurício Meyer, fitopatologista e pesquisador da Embrapa Soja
"Muito triste esta notícia Marcos, sei a grande dor que estão sentido, a perda de um pai é algo que nos rasga por dentro, passei por isto! Também sabemos o quanto voces lutaram, o tanto que estiveram juntos dele este tempo todo, sempre acreditando e ele, nosso amigo Tadashi, sempre viu isto. Que Deus o acolha junto de Ti e lhes dê a força para superarem! Que Ele os abençoe! O Brasil perdeu um grande líder, um homem que sempre lutou por seu país, um VERDADEIRO PATRIOTA, palavra que ele sempre dizia, cobrando-nos este ideal! Que Deus o acolha e abençoe".
Wanderlei Dias Guerra - Coordenador de Defesa Vegetal do Mapa
"Dona Akiko, Marcos, meus sinceros pêsames pela grande perda. O Tadashi foi um exemplo de profissional e vai ser sempre uma inspiração para todos nós. Amigo Tadashi, missão muito bem cumprida. Descanse na paz de Deus".
Tsuioshi Yamada, amigo e ex-diretor do INPI
"Marcos, estou profundamente consternado e triste. Lamento muitíssimo pela notícia! Minhas orações continuam pela alma do nosso grande amigo que se foi!!! Ele se foi, mas deixa um legado a todos os que o conheceram, pois o Tadashi era um grande exemplo de pessoa em todos os sentidos, tanto na vida pessoal quanto na profissional!!! E, assim sendo, continuará vivo para sempre em nossas mentes e em nossos corações!!! Por favor, você, sua Mãe Akiko e todos os demais familiares, recebam o meu abraço e conforto!!! Infelizmente estou fora do país e não poderei estar presente na cerimônia de homenagens e no féretro. Receba os meus sinceros sentimentos!!! Força!!! Abraços!!!".
José de Barros França Neto - Pesquisador da Embrapa Soja e Diretor da ABRATES (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes)