Sul de SC tem prejuízo de 400 toneladas na produção de mel

Publicado em 26/10/2015 07:51

Os estragos causados pelo excesso de chuva nas plantações deixam o Sul do Estado em alerta. E a preocupação não é de agora. Desde julho deste ano, a chuva acima da média tem causado danos, principalmente nas plantações de fumo, tomate e milho. Ainda não há uma estimativa oficial dos prejuízos contabilizados pela Epagri. Segundo o gerente regional da Epagri em Tubarão, Gustavo Claudino, a área para praticar a agricultura está se perdendo. O problema é com a perda do solo e erosão, por causa do volume de água.

O que também chama a atenção é a dificuldade na apicultura – impacto na produção de mel. As abelhas não conseguem acessar as flores e o néctar não é aproveitado. Todo o Sul de Santa Catarina deve sofrer grande perda na safra, chegando até a 80%. O número representa 400 toneladas a menos de mel em produção. O preço também já está nas prateleiras, onde o consumidor final sente no bolso o gosto amargo do excesso de chuva. Ainda assim, o mel do Sul continua com o selo de melhor do mundo.

Confira a notícia na íntegra no site do Diário Catarinense

Fonte: Diário Catarinense

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
undefined