"Produtores de grãos precisam ter a visão concreta que trabalhamos com commodities, volatilidade e ciclos", diz consultor

Publicado em 07/10/2015 08:56
Paulo Molinari, diretor da consultoria em agronegócios Safras&Mercados, é um dos palestrantes do evento da CNA no “Dia de Mercado de Grãos”, nesta quinta-feira, (08/10,) em Luiz Eduardo Magalhães, Bahia

O cenário do mercado de grãos sempre é favorável devido ao potencial crescente da demanda. No entanto, os produtores precisam ter a visão concreta de que trabalhamos com commodities, volatilidade e ciclos. Essa é a opinião do consultor da empresa de consultoria em agronegócios Safras&Mercados, Paulo Molinari. Ele será um dos palestrantes do evento promovido pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Dia de Mercado de Grãos, que ocorre nesta quinta-feira (08/10), em Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia.

Em sua palestra, o consultor vai falar sobre o cenário do mercado de grãos. Segundo Molinari, o momento da economia mundial e nacional, aliado à volatilidade normal dos mercados de commodities, exige um acompanhamento mais pormenorizado das informações de mercado. “A atualização continuada das informações e dados de mercado são necessárias para a administração dos negócios com soja e milho em qualquer região do país”, observa. O consultor acrescenta que são precisos novos indicadores para um novo ciclo de altas, como uma demanda acima do projetado ou algum fator climático sobre as safras mundiais.

Molinari prevê uma expectativa para 2016 melhor do que a de 2015. “Em 2014 estávamos com foco de baixa para 2015, o que se confirmou. Agora, estamos com foco de estabilidade para o próximo ano, devendo surgir indicadores que gerem oportunidades”, afirmou. Segundo o consultor, uma delas é a competição entre as áreas plantadas de milho e soja, nos Estados Unidos. Isto favorecerá uma das duas culturas, no próximo ano, em termos de preços.

Por outro lado, comenta Molinari, o câmbio, neste momento de alta, oferece a oportunidade de negócios rentáveis para a safra 2016. “Negócios com soja para a exportação e milho para exportação 2016 ocorrem acima dos custos de produção e este movimento deve ser aproveitado. Não há necessidade de aguardar o próximo ano para comercializar uma parte da safra, a qual já garante a rentabilidade sobre os custos. por enquanto, o câmbio nos oferece uma situação favorável para 2016 e rentável o que nos possibilita não depender tanto do quadro internacional”, finaliza.

Serviço

Evento: Dia de Mercado de Grãos
Data: 08 de outubro
Horário: 14h às 18h15
Local: Centro de Treinamento Rural do SENAR/Sindicato Rural de Luís Eduardo
Magalhães Rua Sergipe, nº 985, APM R4 – Luís Eduardo Magalhães (BA).
Inscrições: Podem ser feitas no e-mail: cna.campofuturo@cna.org.br ou pelos telefones (77) 3628 3019 / (77) 3628 2777 / (77) 3628 5419 / (77) 3628 4469 – com Ronei ou Marisi. As inscrições devem conter: nome, telefone e atividade principal.

Programação completa:
https://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/Dia_Mercado_Graos_Programacao_v6.pdf

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
undefined