RELATÓRIO DO CAFÉ: Crescimento de cafeterias na Ásia dá esperança de melhora nos preços aos produtores

Publicado em 24/07/2015 17:46 e atualizado em 25/07/2015 07:50
Análises e tendências do agronegócio café em nível mundial são divulgadas pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café. (O Relatório Internacional de Tendências do Café de julho de 2015 apresenta análises sobre produção, indústria e cafeterias e fornece subsídios para o planejamento e tomada de decisão pelos agentes do agronegócio café)

 

O Bureau de Inteligência Competitiva do Café divulga a edição do mês de julho de 2015 do Relatório Internacional de Tendências do Café (vol.4 nº 3). O documento reúne, analisa e divulga dados e informações que podem subsidiar o planejamento e a tomada de decisão pelos agentes do setor produtivo do café. 

O relatório, que está disponível no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, e no Bureau de Inteligência Competitiva do Café, da Universidade Federal de Lavras – Uflaapresenta, em nível mundial, destaques do agronegócio café e tendências do setor, com foco na produção, indústria e cafeterias, entre outros temas relevantes.

As atividades são realizadas no Centro de Inteligência em Mercados – CIM, sediado na Universidade Federal de Lavras – Ufla, uma das dez instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Destaques da edição de julho 

Com relação à produção, de acordo com o Bureau, alguns países produtores estão se recuperando de problemas climáticos e doenças que comprometeram suas lavouras, esboçando um cenário otimista para as primeiras estimativas para o ano safra 2015/2016. Em relação à indústria, o Relatório aponta que em virtude da mudança do perfil de consumidores há grande tendência de aumento da demanda de café produzido conforme preceitos da sustentabilidade econômica, social e ambiental. 

Em termos gerais, no varejo o relatório enfatiza ainda que as redes de cafeterias adotam estratégias para criar benefícios e vantagens para atrair novos clientes por meio de cartão de fidelidade e serviço de pagamento móvel. Além disso, destaca também que na Ásia várias redes de cafeterias estão ampliando negócios nos países cujo mercado continua em expansão. O Relatório também apresenta vários insights (análises) que merecem ser considerados e avaliados pelos diversos agentes interessados na cadeia do agronegócio café.

Para ler a matéria na íntegra, acesse os sites da Embrapa Café e do Consórcio Pesquisa Café.

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Contatos: cafe.imprensa@embrapa.br / 61 3448-4010

Fonte: EMBRAPA CAFÉ

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