Colheita de soja no Brasil chega a 2,2% da área, diz AgRural; chuva afeta MT
SÃO PAULO (Reuters) - A consultoria AgRural estimou nesta sexta-feira que a colheita da safra de soja do Brasil 2016/17 alcançou 2,2 por cento da área até o dia 19 de janeiro, o que representa ritmo avançado na comparação com 1,5 por cento de colheita no mesmo período do ano passado e 1,2 por cento na média de cinco anos.
A liderança é do Mato Grosso, onde 7,5 por cento da área já havia sido colhida até quinta-feira, mas a volta das chuvas ao Estado já atrasou o ritmo dos trabalhos e deve dificultar o avanço das colheitadeiras nos próximos dias, indicou a AgRural.
"Até o momento, porém, não há queixas de perda de qualidade da soja que está pronta para colher", ressaltou a consultoria, adicionando que nas áreas já colhidas os relatos são de boa produtividade, de 60 sacas por hectare no médio-norte do Estado, 61 sacas/ha no sul e 58 a 65 sacas/ha no oeste.
No Paraná, Estado que geralmente puxa o ritmo de colheita no início dos trabalhos junto com o Mato Grosso, apenas áreas isoladas foram colhidas até o momento, uma vez que parte das lavouras ainda não estão prontas devido a temperaturas baixas que alongaram o ciclo da soja.
Ainda assim, a expectativa é de safra "muito boa", segundo a AgRural, que vê boa produtividade, com relatos de 63 a 69 sacas/hectare em áreas onde já houve colheita.
A consultoria estima a safra brasileira de soja em 103,1 milhões de toneladas.
Com a colheita da soja em ritmo avançado, produtores já deram início ao plantio de milho da 2ª safra. No centro-sul do Brasil, 2,8 por cento do plantio já havia sido realizado até quinta-feira, ante 0,8 por cento há um ano e 1,4 por cento na média de quatro anos.
O Mato Grosso lidera o plantio do milho, com 6,4 por cento, mas deve perder ritmo caso as chuvas continuem atrapalhando a colheita da soja nos próximos dias. No Mato Grosso do Sul, 2 por cento da área de milho safrinha já foi semeada.
(Por Laís Martins)
0 comentário

Trump acentua volatilidade e soja em Chicago tem dia de falta de direcionamento; BR continua valorizado

Soja devolve altas em Chicago, após Trump anunciar China com novas tarifas de até 50%

Soja continua subindo em Chicago, apesar de informações desencontradas sobre pausa nas tarifas de Trump

Paralisação de fábricas da processadora de soja argentina Vicentin afeta pagamentos de março

Produção de soja na Serra Catarinense deve crescer 28% este ano

AgRural: Colheita de soja do Brasil vai a 87% da área