EUA 2016/17: Informa aumenta estimativa para área de soja e reduz para o milho
A Informa Economics revisou suas projeções para a área de plantio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (16), reduzindo os números do milho e aumentando os de março em relação ao seu reporte de março. A área estimada para a soja aumentou de 33,27 milhões para 33,59 milhões de hectares. A de milho, por outro lado, recuou de 37,88 milhões para 37,08 milhões de hectares.
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), em seu reporte mensal de oferta e demanda divulgado no último dia 10, trouxe projeções de, respectivamente, 33,27 milhões e 37,88 milhões de hectares.
Os preços da soja, na última semana, dispararam na Bolsa de Chicago e acentuaram as especulações sobre a área de plantio nos Estados Unidos nesta próxima temporada. Com cotações mais altas, os traders acreditavam que, pouco a pouco, seria possível ver um aumento do espaço destinado à oleaginosa em detrimento do cereal.
Há de se acompanhar agora, como explicam analistas, não só as condições de clima em que a safra 2016/17 vai se desenvolver, bem como a relação de preços de ambas as culturas. "Podemos acompanhar isso pelas vendas de fertilizantes nitrogenados em algumas regiões. Os produtores estão migrando do milho para a soja, em função da rentabilidade maior", explica o analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest Commodities.
0 comentário
Mercado financeiro e fim do ano fiscal deixam soja volátil, mas perto da estabilidade em Chicago
Importações de soja pela UE avançam 12% até 5 de janeiro na safra 2024/25
Soja dá sequência às baixas em Chicago nesta tarde de 3ª feira
Última chuva em Itambaracá/PR foi antes do Natal e soja começa a sentir efeitos negativos
Lavouras de soja se desenvolvem bem no Mato Grosso, mas colheita vai demandar atenção
Chuvas bem distribuídas em Darcinópolis/TO ajudam desenvolvimento da soja