USDA: Vendas semanais de soja dos EUA ficam acima do esperado e totalizam 94% do estimado para 2014/15
Nesta quinta-feira (29), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou seu novo boletim semanal de vendas para exportação. Os dados referem-se à semana que terminou em 22 de janeiro, trouxe números acima das expectativas para a soja e dentro do esperado para o milho.
As vendas semanais norte-americanas de soja somaram 888,2 mil toneladas, registrando um aumento expressivo em relação ao número da última semana, de apenas 115,3 mil toneladas. Assim, o total fica ainda acima das expectativas do mercado, que variavam de 200 mil a 600 mil toneladas. O USDA informou ainda que foram vendidas também 20,8 mil toneladas de soja da safra 2015/16.
No acumulado do ano comercial 2014/15, os EUA já venderam 45.326,5 milhões de toneladas, de um total esperado para a temporada de 48,17 milhões de toneladas, ou seja, pouco mais de 94% da oleaginosa norte-americana já está comprometida de acordo com as projeções do departamento agrícola norte-americano, e o ano comercial só se encerra em 31 de agosto de 2015.
Os Estados Unidos venderam ainda 1.068,200 milhão de toneladas de milho da safra atual, enquanto o mercado apostava em algo entre 800 mil e 1,6 milhão de toneladas. Em relação à semana anterior, no entanto, o volume apresentou uma baixa de 51%. O Japão foi o principal destino do grão ao adquirir 440,1 mil toneladas. Foi relatada ainda a venda de 16 mil toneladas da nova safra.
A expectativa do USDA para todo o ano comercial 2014/15 é de que sejam exportadas 44,45 milhões de toneladas do cereal e, até a última semana, o volume já comprometido chega a 30.346,3 milhões de toneladas.
As vendas semanais de trigo também ficaram dentro das expectativas - de 250 mil a 650 mil toneladas - e somaram 544,4 mil toneladas, registrando um aumento de 19% em relação à semana anterior. Da safra 2015/16, foram vendidas 21 mil toneladas, ainda segundo o boletim do USDA desta quinta-feira.
Derivados de Soja - O boletim trouxe ainda mais uma semana de vendas expressivas de farelo de soja da safra 2014/15. O total de 296,5 mil toneladas e é 4% maior do que o registrado na semana anterior. O número ficou dentro das projeções, que variavam de 100 mil a 350 mil toneladas. O Equador foi o principal comprador, respondendo por 99 mil toneladas.
No caso do óleo de soja, as vendas semanais somaram 10,6 mil toneladas da temporada 2014/15 e recuram 38% em relação ao volume vendido na semana anterior. O mercado apostava em volumes, no entanto, que variavam de 15 mil a 30 mil toneladas.
5 comentários
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas
Liones Severo Porto Alegre - RS
Caro Dalzir, vendas com origem opcional existem, mas não são significativas e não influem na formação máster dos preços. Ademais a cada semana diminui essa possibilidade porque os embarques físicos já ultrapassam a 70%, portanto irreversível. O certo é que para compor a demanda mundial, precisam de toda a soja exportada por USA e Brasil. Ademais, tanto faz da origem norte-americana ou brasileira, porque não muda em nada a oferta global. Com todos os cancelamentos (?) divulgados ano passado a China superou todas as estimativas com importação de 71.4 mi t. e, não importaram mais porque não tinha nem no USA nem no Brasil, confirmado através da escassez que aconteceu nesses países, onde os compradores tiveram que pagar um premio (ágio) de até us$ 4.00 por bushel acima dos preços da CBOT. abraços
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG
Caro Liones..sua especulação está correta,mas lembro que as vendas em USA e no Brasil são feitas pelos mesmos exportadores, e quem sabe não trocam nota pelo caminho.Ora esta é uma manobra usada por alguns atacados Brasil afora...onde o veículo com a mercadoria vai a um destino e a nota fiscal e o CTRC passeia de veículo na divisa dos estados onde é carimbada a de entrada a de saida e aí fecha a operação...será que esta mesma operação não é feita pelas exportadoras!!!! duvido que não..aí os números seriam borboletas...
Marcio Genciano dos Santos Ivaiporã - PR
Que a demanda pela SOJA Americana esta forte isso é fato, do dia 16 a 27 o USDA reportou que foram cancelados 579,00 mil toneladas de soja para China, só que neste relatório não apareceu esses cancelamentos, o que tem é um cancelamento de 232,00 mil toneladas de destinos desconhecidos. Fica a pergunta vão divulgar no próximo relatório ?
A confiabilidade do USDA anda pra lá de comprometida depois que "manipularam " 1,00 milhão de toneladas dos estoques finais da safra 2013/14 e só divulgaram em setembro, produtores fiquem alerta....Jorge Humberto Colnaghi Vargas Goiânia - GO
O momento é mesmo de espera, eles terão que vir buscar soja aqui. Manter a calma que o mercado mostrará ajuste brevemente.
Liones Severo Porto Alegre - RS
Vamos especular : se na SOJA em 15 semanas acumularam vendas de 45.081 MMT (93.6%) do total estimado para exportação de 48.17 MMT. Será que venderão apenas o saldo de 3.089 MMT, nas próximas 37 semanas faltantes para o vencimento do ano safra em 31 de agosto de 2015 ?