#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara

Publicado em 05/05/2024 11:46
Chegar na Alado Coffee é ter a certeza que está com uma família produtora de café: Quitutes, bebida de qualidade e muita prosa
WhatsApp Image 2024-04-21 at 12.43.21

Você já parou para pensar o quanto uma produção de café pode mudar em pouco tempo? Com tecnologia aplicada, resiliência e ajudinha climática a resposta só poderia ser única: Muito. Durante nossa viagem ao Cerrado Mineiro, para conhecer a Rota Turística do Café, o Entrelinhas do Cafezal teve a chance de voltar para uma área já vista antes, mas em um cenário completamente diferente. 

A primeira vez que visitamos a Alado Coffee, para registrar os 50 anos de café no Cerrado Mineiro, o cenário era de muitos desafios: A área tinha sido atingida pela geada de 2021 e a produção era uma incerteza. Ainda assim, a família de pequenos produtores manteve o investimento em tecnologia, pós-colheita e se manteve na atividade. 

Muita coisa aconteceu de lá para cá: Com uma qualidade indiscutível na xícara, o reconhecimento nacional do café produzido a poucos quilômetros de Patrocínio, também chegou. Premiações, viagens e muitas visitas marcaram os últimos anos. 

 

alan 2024 (1)

Se o próposito da Rota do Café é apresentar toda a cadeia para aquele consumidor que conhece pouco ou nem faz ideia de como é a produção, o caminho trilhado está sendo positivo. Em um grupo de personalidades mistas, conhecedoras ou não desse universo, é possível notar os brilhos nos olhos de cada um. 

Assim como na primeira vez, chegar na Alado Coffee é ser inserida em um universo característico das fazendas de café: comida boa, quitutes, qualidade na bebida e muita prosa. Para nós, a grata satisfação de estar novamente em uma fazenda que também é lar da família, mas é aconchego para quem chega seja pela primeira ou décima vez. Para quem está visitando pela primeira vez: A sensação de estar em casa. 

A história do Alado Coffee começou com dona Geralda e seo Xisto Batista (in memorian) há muitos anos. Juntos, eles implementaram as primeiras lavouras, colheram bons frutos e formaram uma família que hoje se dedica integralmente a produção de cafés especiais. 

 

alan 2024 (2)
Dona Geralda e Alan recebem a Rota do Café 

Alan, que antes se aventurava entre as trilhas do Cerrado Mineiro, cresceu vendo o trabalho dos pais, mas só assumiu a responsabilidade quando Xisto faleceu há alguns anos. Segundo ele, mesmo sem as certificações, o pai já era referência quando o assunto é uma cafeicultura sustentável. A produção de café especial teve início de fato em 2019 para família. 

"Ele sentiu o peso da responsabilidade, fez essa sucessão familiar, abandonou essa vida de aventura de correr e começou a cuidar dos cafés. Hoje o manejo é totalmente diferente, completamente diferente e temos esses resultados", contou Geralda durante nossa visita.

A área foi afetada pela seca dos últimos anos e posteriormente pela geada em 2021, a recuperação, segundo Alan, só foi possível a implementação de mais tecnologia e a adoção da irrigação. Atualmente todos os talhões estão irrigados e a expectativa agora é para o início da safra. O foco continua sendo os cafés de qualidade, que correspondem por mais de 90% da produção familiar. Em anos de bienalidade positiva, a família consegue alcançar a marca de 600 sacas com qualidade final na xícara, garantindo agregação do valor no produto final.  

alan 20242 (1)
Safra 24 na Alado Coffee 

Você vai acompanhar nas próximas semanas, aqui pelo Entrelinhas do Cafezal, a história das fazendas que atualmente fazem parte da Rota do Café. Apesar de chamar atenção para o mercado interno, a novidade também foi apresentada ao mercado internacional durante a SpecialtyCoffee Expo, uma das feiras mais emblemáticas e importantes para o mercado do café. A apresentação foi feita pelo Governo de Minas Gerais, através da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em parceria com o Centro Universitário UniBH, o Sebrae Minas e a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer). 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves | Instagram: @imvirginiaalves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário