Epamig e Embrapa Café avaliam novas cultivares em nove regiões cafeeiras de MG

Publicado em 10/04/2024 13:08

A adoção de novas cultivares de café pelos cafeicultores brasileiros tem potencial de realizar um salto positivo significativo na produção cafeeira nacional, a começar pelo estado de Minas Gerais, maior produtor brasileiro. A análise é feita por pesquisadores da Embrapa Café e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) com base nos resultados obtidos em projeto conjunto que está avaliando, em nove regiões cafeeiras do estado, o comportamento agronômico de 16 cultivares de café arábica. Os primeiros resultados estão sendo apresentados em Dias de Campo (vide tabela abaixo), com previsões de colheitas apresentando produtividade acima da média nacional de 26,7 sacas/ha, de acordo com a Conab.

Além de realizar a validação das novas cultivares nas diferentes regiões produtoras, o projeto tem o objetivo de recomendar as que obtiverem os melhores resultados, realizando ações de transferência de tecnologias que também levam ao produtor informações sobre as melhores práticas para o manejo das lavouras.

“As cultivares escolhidas possuem características agronômicas superiores, incluindo resistência a pragas e doenças. Algumas não estão sendo adotadas, ou por não haver ainda resposta de adaptação específica para as diversas regiões cafeeiras, com seus respectivos níveis tecnológicos, ou mesmo pela falta de conhecimento por parte dos cafeicultores”, explicou o pesquisador Gladyston Carvalho, da Epamig,  um dos líderes do projeto.

O projeto atual é uma ampliação da mesma proposta realizada inicialmente no Cerrado Mineiro e que, segundo os pesquisadores, obteve grande receptividade por parte dos produtores e que tem modificado o perfil dos cafezais daquela região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Café

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário