Café: Colheita segue com atraso e atinge 56%, segundo levantamento da Safras & Mercado
O levantamento semanal da Safras & Mercado apontou que a evolução da colheita de café no Brasil atingiu 56% até o dia 14 de julho. Os trabalhos avançaram 4 pontos percentuais em relação a estimativa da semana anterior, totalizando 28,4 milhões de sacas. Novamente, os números demonstram atraso na colheita da safra 2015/16, visto que no mesmo período do ano passado os trabalhos atingiam 74%. Além disso, também está abaixo da média dos últimos cinco anos, de 62%.
Segundo o levantamento, o clima tem sido a principal influência para o atraso na colheita, em que a situação mais crítica está no norte do Paraná. O analista da Safras & Mercado, Gil Carlos Barabach, explica que em São Paulo e Minas Gerais os trabalhos têm seguido em um ritmo melhor e já se aproxima em recuperar os atrasos.
"A previsão é de tempo mais firme para a próxima semana em grande parte do cinturão cafeeiro. E isso deve favorecer o andamento da colheita. As próximas duas semanas tendem a ser derradeiras para a definição da safra nacional. Além do atraso, também é grande a reclamação sobre a peneira miúda, o que pode levar a uma quebra de renda", comenta o analista.
A estimativa da Safras & Mercado é de que a produção de café no Brasil para a temporada 2015/16 chegue aos 50,4 milhões de sacas de 60 quilos.
Com informações da Safras & Mercado
0 comentário
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras