Trigo se desenvolve bem em Campos Novos/SC e produtores aguardam melhora do clima para iniciar plantio do milho

Publicado em 30/08/2022 10:27
Expectativa é colher média de 75 sacas por hectare de trigo e garantir rentabilidade nesta safra de inverno. Plantio do milho verão deve começar na primeira quinzena de setembro com previsão de redução de área na região
Luís Antônio Carniel - Engenheiro Agrônomo da Copercampos

Podcast

Trigo se desenvolve bem em Campos Novos/SC e produtores aguardam melhora do clima para iniciar plantio do milho

A região de Campos Novos em Santa Catarina registrou acréscimo de 20% nas áreas semeadas com trigo saltando de 9 para 12 mil hectares nesta safra de inverno diante de produtores animados pelos preços do cereal e buscando se recuperar das perdas acumuladas na última safra de verão. 

Segundo o engenheiro agrônomo da Copercampos, Luís Antônio Carniel, 90% das lavouras estão em fase de perfilhamento e 10% já em alongamento, todas com bom desenvolvimento até aqui e prometendo média de produtividade na casa das 75 sacas por hectare, um bom resultado para a localidade. 

As boas expectativas do lado das lavouras também deverão estar presentes para as negociações, uma vez que a perspectiva de rentabilidade é positiva mesmo com o aumento dos custos de produção, que hoje giram ao redor das 55 sacas por hectare. 

Ao mesmo tempo, os produtores se preparam para o plantio da próxima safra de verão 2022/23. O engenheiro agrônomo destaca que a área de milho deverá ser 10% menor neste ciclo com produtores receosos diante dos custos de produção, condições climáticas e aumento da pressão de cigarrinha nos últimos dois anos. 

A expectativa é que a semeadura do milho comece por volta do dia 8 de setembro após uma melhora das condições climáticas. Carniel aponta que 95% dos 12.600 hectares já foram dessecados e aguardam a recuperação do solo após a forte geada registrada entre domingo e segunda-feira que baixou a temperatura do solo para 11 ºC. 

Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo de Campos Novos/SC no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apenas da ótica do trigo, preços deveriam estar mais altos, mas pressão nas demais commodities influencia
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
undefined