Carazinho/RS ampliou área de trigo em 50% e espera rentabilidade após grandes perdas na soja e no milho

Publicado em 07/07/2022 11:26
Região teve safra de verão muito problemática e agora aposta em boas produtividades e preços elevados do trigo para reequilibrar as contas, mas produtores precisam se manter atentos ao clima durante o ciclo
Paulo Vargas - Vice-Presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS

Podcast

Carazinho/RS ampliou área de trigo em 50% e espera rentabilidade após grandes perdas na soja e no milho

 

O plantio do trigo já está 80% finalizado em Carazinho no Rio Grande do Sul nesta safra de inverno que deve registrar uma elevação de 50% na área cultivada com o cereal em comparação à última temporada de 2021. 

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS, Paulo Vargas, os produtores se animaram após uma safra de trigo excelente e com preços remuneradores no ano passado e buscaram se recuperar após as grandes perdas registradas na safra de verão 2021/22. 

A liderança conta que na última semana houve uma chuva forte de até 200 mm no município, o que prejudicou o plantio e danificou áreas que tinha pouca disponibilidade de palhada no solo, mas daqui para frente as previsões são positivas para o desenvolvimento das lavouras, inclusive com o escalonamento do plantio para fugir de geadas nas fases mais críticas até o dia 20 de setembro. 

Vargas destaca ainda que os preços do trigo na região hoje giram ao redor de R$ 115,00 a saca, o que nas contas da entidade garante uma rentabilidade de 7 sacas por hectare aos produtores. Mas para isso, ressalta a importância de manter os manejos adequados, acompanhar o clima e as movimentações de mercado para os preços. 

Confira a entrevista completa com o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
Trigo em Campo Mourão (PR) sofre perdas severas após impacto de estiagem e dois episódios de geadas
undefined