Santa Catarina projeta aumentar produção de trigo em 25% nesta safra

Publicado em 04/07/2022 10:35
Produtores animados com o mercado investiram em aumento da área cultivada e previsão de clima positiva também deve elevar a produtividade. Outras culturas de inverno como aveia e cevada também devem contabilizar elevações
João Rogério Alves - Analista de socioeconomia do epagri/cepa

Podcast

Santa Catarina projeta aumentar produção de trigo em 25% nesta safra

Os produtores de Santa Catarina já plantaram 50% dos 124,7 mil hectares esperados nesta safra de trigo 2022. O estado, que é o terceiro maior produtor de trigo do Brasil, projeta uma elevação de 21,4% na área cultivada com o cereal nesta temporada. 

Segundo o analista de socioeconomia da Epagri/Cera, João Rogério Alves, o bom momento de preços no mercado internacional estimulou o crescimento de plantio, já que o trigo nacional deverá ser mais valorizado neste ano. 

Além de aumentar a área cultivada, a produtividade também tem projeção de crescer na casa dos 3,5%, diante de previsões climáticas favoráveis ao longo do ciclo, com inverno seco (mas com a quantidade ideal de precipitações) e frio. Estes dois fatores combinados devem resultar em um incremento de 25,6% na produção estadual que pode saltar para 436.906 toneladas. 

Outros cultivos de inverno também devem contabilizar incremento de área cultivada nesta temporada de 2022 em Santa Catarina, como cevada e aveia preta. 

Confira a entrevista completa com o analista de socioeconomia da Epagri/Cera no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
Trigo em Campo Mourão (PR) sofre perdas severas após impacto de estiagem e dois episódios de geadas
undefined