Goiás estima aumento de 35% no cultivo de trigo em 2022 e já planeja futuros crescimentos da cadeia

Publicado em 10/06/2022 10:23 e atualizado em 10/06/2022 11:06
Secretario de Agricultura do estado destacou grandes produtividades atingidas no serrado goiano e boa perspectiva de rentabilidade aos produtores nesta safra
Tiago Mendonça - Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás

A área cultivada com trigo vem crescendo em Goiás nos últimos anos, saindo dos 33 mil hectares de 2019 para 55 mil em 2021 e agora algo entre 60 e 70 mil hectares pra a safra de 2022, de acordo com a projeção da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás. 

Segundo o secretário de agricultura do estado, Tiago Mendonça, os altos preços do trigo no mercado, ajudados pela guerra da Ucrânia e mais comprometimento das exportações da Argentina, estimularam os produtores do estado a apostar mais no cultivo. 

Este aumento de plantio deve promover um crescimento de 35% na produção estadual de trigo, chegando a 175,5 mil toneladas e altas produtividades, algumas próximas dos recordes mundiais para a cultura. 

O secretário destaca que a produção goiana se concentra em regiões ao redor do Distrito Federal como Cristalina, Catalão, Luziânia e Formosa, mas existem projetos para ampliar não só a produção nos próximos anos, mas estruturar melhor toda a cadeia. 

Mendonça conta que, em conjunto com a Embrapa Trigo, a Secretaria está desenvolvendo um projeto para mapear produtores e indústrias consumidores para melhorar a logística de distribuição da produção e seguir estimulando o aumento de área cultivada. O plano é tornar o Brasil autossuficiente em trigo nos próximos 10 anos. 

Confira a íntegra da entrevista com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatt
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
Trigo em Campo Mourão (PR) sofre perdas severas após impacto de estiagem e dois episódios de geadas
undefined