Paraná fecha safra de trigo com 800 mil toneladas a menos do previsto e preocupações para 2022
Podcast
Paraná fecha safra de trigo com 800 mil toneladas a menos do previsto e preocupações para 2022
O Paraná encerra a sua safra de trigo 2021 com uma produção total de 3,2 milhões de toneladas, um patamar 20% inferior às 4 milhões de toneladas estimadas inicialmente no estado.
Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, esta redução se deu em função da seca ao longo do ciclo e de geadas pontuais em algumas lavouras. Além disso, a chuva na época da colheita também retirou qualidade dos grãos, que tiveram índices menores do que os da safra passada.
Já no quesito rentabilidade, levando-se em conta os custos de produção para esta temporada, fechados lá atrás, os produtores paranaenses conseguiram fechar bons negócios para comercializar a produção e obtiveram lucro.
Já a projeção para a safra 2022 é preocupante. Godinho indica que os custos de produção subiram 70% de um ano para o outro, 20% somente no último trimestre, e isso pode impactar na área cultivada no próximo ano.
A conjunção de custos elevados, preços de mercado que não acompanharam estas altas e mais atratividade do cultivo do milho safrinha, que terá janela ideal de plantio, custo menor e mais produtividade em 2022, podem frear os avanços de área do trigo, que subiu 7% na última temporada ficando em 1,2 milhão de hectares em 2021.
Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.