Estratégia para dobrar produção de trigo no PR passa por garantia de renda aos produtores

Publicado em 10/09/2021 15:25
Coopavel desenvolve programa para fomentar a produção de trigo no estado subsidiando juros na compra de insumos, cobrindo lavouras com seguros e travando preço de venda em R$ 100,00 a saca, para garantir 60% de lucro na safra 2022
Dilvo Grolli - Diretor Presidente da Coopavel

Podcast

Estratégia para dobrar produção de trigo no PR passa por garantia de renda aos produtores

 

A atual safra de trigo no Paraná está nos campos e, na região de atuação da Coopavel, está se desenvolvendo bem, com as lavouras se recuperando das geadas de junho e julho e mantendo potencial de chegar em uma produção de 3,5 ou 4 milhões de toneladas.

Porém, o planejamento de ações para as próximas safras já está acontecendo com o lançamento do programa Coopavel Mais Trigo pela cooperativa do oeste do Paraná. O programa visa fomentar o aumento no cultivo de trigo dando uma série de garantias aos produtores.

O diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, explica que o primeiro dos pilares será a aquisição de insumos via cooperativa com juros 0. O segundo é a cobertura das lavouras com seguro agrícola e o terceiro é o travamento de preço de compra do trigo com o valor de R$ 100,00 a saca.

A liderança aponta que, caso a produtividade média seja de 60 sacas por hectare, os produtores irão garantir lucratividade de 60% já para a safra 2022.

O objetivo da entidade é que os atuais 130 mil hectares cultivados na região saltem para 250 mil nos próximos cinco anos, e a produção geral do estado saia de 3,5 milhões de toneladas e chegue em 7 milhões até 2026.

Confira a íntegra da entrevista com o diretor presidente da Coopavel no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apenas da ótica do trigo, preços deveriam estar mais altos, mas pressão nas demais commodities influencia
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
undefined