Lavouras do cedo sofreram com geadas em Ponta Grossa/PR e trigo pode perder até 20%

Publicado em 02/08/2021 10:10 e atualizado em 02/08/2021 10:53
Primeiras áreas semeadas foram as que sofreram com as últimas geadas e queda no potencial produtivo já começa a aparecer na região. Planejamento para próxima safra verão também avança e milho deve ganhar terreno sobre a soja
Gustavo Ribas Netto - Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR

Podcast

Lavouras do cedo sofreram com geadas em Ponta Grossa/PR e trigo pode perder até 20%

 

A expectativa para a safra de inverno em Ponta Grossa no Paraná era muito positiva, mas as complicações climáticas já tiraram uma parcela deste otimismo. Primeiro reduzindo o acréscimo esperado de área plantada e depois já ocasionando perdas de produtividade.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR, Gustavo Ribas Netto, as lavouras que foram plantadas primeiro foram as mais afetas pelas geadas e já devem ter perdido entre 15 e 20% do potencial produtivo.

Com isso, a perspectiva de rentabilidade já foi afetada e deve ficar restrita aqueles produtores que registrarem menor índice de perdas, uma vez que os custos de produção foram muito elevados.

A liderança destaca que ainda é esperada uma nova onde de frio e ocorrências de geadas, o que podem prejudicar ainda mais a situação. Outra preocupação é a falta de chuvas que reduz a disponibilidade hídrica no solo, já pensando na próxima safra de verão.

Justamente olhando para a sequência de plantios, Netto relata que o planejamento e compra de insumos está bastante adiantado e que muitos produtores da região devem optar por ampliar a área cultivada com milho acompanhando o cenário de baixa disponibilidade do mercado.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apenas da ótica do trigo, preços deveriam estar mais altos, mas pressão nas demais commodities influencia
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
undefined