Rio Grande do Sul começa nova safra de inverno esperando crescimento de área, produtividade e produção

Publicado em 25/06/2021 15:08
Emater aponta aumento na área cultivada de trigo, canola, cevada e aveia e perspectivas de mais produção em todas as culturas de inverno. Preços de mercado, rentabilidade do verão e entendimento do sistema de produção levaram à este incremento
Alencar Rugeri - Diretor Técnico Emater - RS

Podcast

Rio Grande do Sul começa nova safra de inverno esperando crescimento de área, produtividade e produção

 

Download

A safra de inverno 2021 começa com otimismo no Rio Grande do Sul. As perspectivas apontam para um grande incremento de área cultivada e grandes projeções de produtividade e produção para as principais culturas da estação.

No trigo, por exemplo, a área plantada deve crescer em 13,29% e chegar à 1,08 milhão de hectare, atingindo produtividade 21,6% maior e produção de 2,89 milhões de toneladas, incremento de 37,81% com relação ao ano passado.

Já na canola, o aumento de plantio será de 15,73% chegando à 40,1 mil hectares para uma produtividade 34,5% maior e a produção total de 52,6 mil toneladas, aumento de 55,7%. Cevada e aveia também prometem registrar elevações neste ano.

Leia Mais:

+ Rio Grande do Sul deve colher maior Safra de Inverno em 2021

Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, o estímulo ao cultivo de inverno veio pelos preços altos de mercado para as culturas, da capitalização que os produtores conseguiram com as safras de verão e do entendimento cada vez maior da importância do planejamento de se pensar o sistema de produção como um todo.

Rugeri destaca ainda que as projeções de produção e produtividade são estimativas matemáticas que tem como base a média dos últimos 10 anos e fatores de correção, podendo ser alteradas ao longo do desenvolvimento das lavouras. Por enquanto, o plantio segue avançando bem e as condições de clima são consideradas dentro da normalidade.

Confira a íntegra da entrevista com o diretor técnico da Emater/RS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti Borges
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo: Projeção de nova boa oferta do Hemisfério Norte pressiona preços globais e no BR
Brasil inicia nova safra de trigo com redução de área maior do que o esperado
Trigo: Consumo maior vem compensando aumento de oferta e nova safra ainda não deve equilibrar estoques globais
Tarifaço de Trump pode afastar compradores asiáticos do mercado norte-americano e trigo da América do Sul pode se mostrar ainda mais competitivo
Oferta escassa de trigo mantém preços elevados no Brasil
Oferta restrita mantém preços do trigo sustentados no Brasil, enquanto mercado externo segue volátil