Geada e falta de chuva vão tirar produtividade e qualidade do trigo em Carazinho/RS; estiagem já impacta milho e soja

Publicado em 21/10/2020 11:27
Colheita do trigo está no início, mas perdas já são dadas como certas. Lavouras de milho estão sem água para o desenvolvimento e seguros começam a ser acionados na região. Já a soja, ainda precisa de precipitações para poder ser semeada no município.
Paulo Vargas - Vice-Presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS

Podcast

Geada e falta de chuva vão tirar produtividade e qualidade do trigo em Carazinho/RS; estiagem já impacta milho e soja

 

Download

As condições climáticas estão desfavoráveis para as lavouras em Carazinho no Rio Grande do Sul. As três principais culturas da região sofreram e sofrem com geadas e a falta de chuvas que persiste na localidade.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS, Paulo Vargas, o trigo foi impacto por geada em 20 de setembro e enfrenta falta de chuvas significativas desde a metade do mês passado. Assim, as lavouras que começa a ser colhidas terão perdas certas de produtividade e qualidade.

No milho verão, que começou a ser semeado no início de setembro, a estiagem já causa dificuldades de desenvolvimento das lavouras e muitos produtores já iniciaram as movimentações para acionar os seguros agrícolas e realizar as primeiras vistorias em suas áreas.

Já para a safra de soja, a falta de precipitações impede que o plantio avance. A liderança comenta que alguns produtores arriscaram o plantio apostando em uma chuva que acabou não se confirmando e agora existem sementes no solo há 10 dias sem uma gota de água.

Diante deste cenário negativo, Vargas lamenta que o produtor do município não deve ter muito volume de produto disponível para aproveitar o momento excelente das coações dos três grãos.

Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ano de 2024 foi desafiador para o setor de moagem de trigo, diz presidente da Abitrigo
Apenas da ótica do trigo, preços deveriam estar mais altos, mas pressão nas demais commodities influencia
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
undefined