Geadas de agosto devem tirar até 25% da produção de trigo do RS, mas volume ainda será maior do que a safra passada

Publicado em 18/09/2020 14:31 e atualizado em 19/09/2020 04:56
Lavouras mais afetadas foram as 30% plantadas no mês de maio, nas quais as perdas já chegam em até 40%. Demais localidades registram desenvolvimento satisfatório e expectativa ainda é de boa safra na produção e na rentabilidade, com os preços bons pagos aos produtores
Paulo Pires - Presidente da Fecoagro RS

Podcast

Entrevista com Paulo Pires - Presidente da Fecoagro RS sobre a Qualidade do Trigo no RS

 

Download

O Rio Grande do Sul registrou ampliação na área cultivada com trigo nessa safra de inverno 2020, semeando 930 mil hectares com ampliação de 21% com relação ao ano anterior com os produtores animados pelos preços elevados do cereal. Depois disso, geadas foram registradas nos dias 21 e 22 de agosto e impactaram a produção do estado.

Segundo o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, explica que os 30% das lavouras que foram plantadas mais cedo, no mês de maio, foram as que sofreram mais com as geadas e devem perder até 40% de sua produção.

Como a maior parte das lavouras foram semeadas entre junho e julho, a perda da produção total no Rio Grande do Sul deve ficar entre 20 e 25% das 3 milhões de toneladas estimadas inicialmente.

Mesmo assim, a safra 2020 ainda tem potencial para ser boa, com produção superior à safra passada e alta rentabilidade aos produtores que ainda encontram bons preços para negociar suas produções que começarão a serem colhidas em 15 de outubro, se estendendo até a segunda quinzena de novembro.

Confira a entrevista completa com o presidente da Fecoagro/RS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo: Projeção de nova boa oferta do Hemisfério Norte pressiona preços globais e no BR
Brasil inicia nova safra de trigo com redução de área maior do que o esperado
Trigo: Consumo maior vem compensando aumento de oferta e nova safra ainda não deve equilibrar estoques globais
Tarifaço de Trump pode afastar compradores asiáticos do mercado norte-americano e trigo da América do Sul pode se mostrar ainda mais competitivo
Oferta escassa de trigo mantém preços elevados no Brasil
Oferta restrita mantém preços do trigo sustentados no Brasil, enquanto mercado externo segue volátil