Usinas estão preocupadas com a descontinuidade das pesquisas com o possível “desmonte” do CTBE às vésperas do RenovaBio

Publicado em 08/12/2017 09:29
Demissões no laboratório ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, começando pelo diretor Gonçalo Pereira, podem travar avanços das inovações que até aqui são referenciadas pelas parcerias com usinas e entidades. Teme-se a paralisia dos trabalhos. Falta de recursos é a justificativa oficial.
Confira a entrevista com Antonio Cesar Salibe - Presidente-Executivo da Udop

Neste momento, um assunto preocupa o setor energético: o possível risco de não-continuidade das pesquisas nacionais envolvendo o bioetanol convencional e de segunda geração em função da demissão de mais de 20 pesquisadores ocorrida no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Etanol (CTBE).

Antônio César Salibe, presidente-executivo da União dos Produtores de Bioenergia (Udop), destaca que essas pesquisas são muito importantes para todo o setor e todo o trabalho envolvido no RenovaBio, se estendendo também a outras energias limpas como o biodiesel e o biogás.

O CTBE, como conta o presidente-executivo, vinha apresentando resultados promissores e ele acredita que a continuidade desse trabalho é bastante necessária. Por isso, o setor pretende, por meio de uma força tarefa, tratar deste assunto juntamente ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, principalmente para que as pesquisas continuem recebendo financiamento.

A parte política para o bioetanol, segundo Salibe, está funcionando bem. Contudo, a interrupção das pesquisas é prejudicial para a continuidade desse projeto.

Além da Udop, que possui uma parceria fechada com o CTBE para divulgar os resultados em seus congressos, mais de 20 grupos de usinas trabalham em conjunto com o laboratório.

Por: Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar fecha em baixa pela terceira sessão consecutiva com maior produção no Centro-Sul do Brasil Açúcar fecha em baixa pela terceira sessão consecutiva com maior produção no Centro-Sul do Brasil
Unica: Moagem do Centro-Sul atinge 16,6 milhões de toneladas na primeira quinzena de abril
Mesmo com perspectiva de produção maior, mercado do açúcar sobe em NY nesta 4ª
Açúcar fecha com baixas após Conab estimar produção recorde no Brasil em 2025/26
Safra de Cana 25/26 será marcada por produtividade menor, valor de ATR mais alto e possível recorde na produção de açúcar
Conab: Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de toneladas na safra 2025/26