Colheita da soja termina em Roraima com média de produtividade superior a 2023

Publicado em 02/12/2024 11:51 e atualizado em 02/12/2024 13:23
Presidente da Aprosoja do Estado aponta que o clima favoreceu o cultivo este ano, e foi possível produzir mais em uma área menor em comparação ao ano passado
Murilo Ferrari - Presidente da Aprosoja-RR
Podcast

Colheita da soja termina em Roraima com média de produtividade superior a 2023

Logotipo Notícias Agrícolas

A colheita da soja em Roraima terminou, registrando média de produtividade recorde, segundo o presidente da Aprosoja do Estado, Murilo Ferrari. Segundo ele, este ano foram 59 sacas por hectare, em média, em uma área de 116 mil hectares, contra uma média de 49 sacas por hectare em uma área de 128 mil hectares em 2023. "Conseguimos ter maior produtividade em uma área menor este ano", ressaltou. 

Ainda de acordo com Ferrari, apesar do bom rendimento em produtividade, o preço de venda da oleaginosa frente aos custos de produção não traz boas margens ao produtor, com o atual valor de venda na faixa de R$ 110,00/sc. 

Ele aponta que a diminuição de área em 2024 foi em função do baixo preço de venda da soja, que desestimulou o produtor, e parte deles migrou para o cultivo do milho. Para o ano que vem, Ferrari detalha que não deve haver expansão de área de plantio, e alguma parcela dos talhões pode ser ocupada por pastagem, devido ao bom preço da arroba bovina. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima favorável no EUA, guerra comercial e boa comercialização no BR pesam sobre a soja em Chicago nesta 4ª feira Clima favorável no EUA, guerra comercial e boa comercialização no BR pesam sobre a soja em Chicago nesta 4ª feira
Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 4ª feira, pressionada pelo clima favorável nos EUA
Famato apresenta proposta de padronização do processo de classificação da soja na Câmara Setorial do Mapa
Soja tem novo recuo em Chicago nesta 4ª feira, ainda pressionada pela guerra comercial e safra americana
Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também
Vendas de soja na Argentina atingem ritmo mais lento em 11 anos