Plantio da soja está atrasado no Mato Grosso e já há impacto na janela da 2ª safra de algodão

Publicado em 09/10/2024 16:12
Imea espera aumento de área e recomposição de produção na soja, elevação no algodão e redução no milho
Cleiton Gauer - Superintendente do Imea
Podcast

Plantio da soja está atrasado no Mato Grosso e já há impacto na janela da 2ª safra de algodão

Logotipo Notícias Agrícolas 

O calendário de plantio da safra de soja 2024/25 foi antecipado em cerca de 15 dias, mas isso não surtiu efeito prático no estado. Até o momento, a semeadura avançou pouco, com os produtores ainda esperando boas chuvas. 

O Superintendente do Imea, Cleiton Gauer, destaca que as chuvas começaram a chegar no estado e a semeadura deve ter um bom avanço a partir da próxima semana. 

Até o momento, o Instituto estiva aumente de 1,5% na área de soja, chegando em 12,7 milhões de hectares, e uma recomposição de produção saindo das 39 milhões de toneladas da safra passada para 44 milhões. 

Gauer destaca que, este atraso no plantio da soja já deixa um sinal amarelo para a janela de semeadura da segunda safra de milho, mas já causa impacto na época ideal de plantio do algodão. 

O Imea estima aumento de 7% na área cultivada com algodão neste ciclo 2024/25 e uma pequena redução na área semeada com milho. 

Confira a íntegra da entrevista com o Superintendente do Imea no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Altas de quase 2% da soja em Chicago puxam preços também nos portos do Brasil e negócios avançam nesta 2ª
Soja sobe quase 2% em Chicago entre relatório altista do USDA e acordo China-EUA; preços sobem também no BR
USDA informa nova venda de soja para o México nesta 2ª feira (12)
China prevê menor importação de soja em 25/26 com planos para reduzir o uso de farelo
Soja/Cepea: Negócios são lentos no Brasil
Soja e óleo disparam na Bolsa de Chicago nesta 2ª, após anúncio de corte de tarifas por China e EUA