Rio Uruguai começa a subir e submergir lavouras de arroz e soja em São Borja (RS)

Publicado em 08/05/2024 11:04 e atualizado em 08/05/2024 12:10
Logística segue dificultando escoamento da produção do Município
Tomaz Olea - Presidente do Sindicato Rural de São Borja/RS
Podcast

Rio Uruguai começa a subir e submergir lavouras de arroz e soja em São Borja (RS)

Logotipo Notícias Agrícolas

Os produtores rurais de São Borja, no Rio Grande do Sul, começam a ter mais preocupações com as lavouras devido à alta das águas do Rio Uruguai, segundo o presidente do Sindicato Rural local, Tomas Olea. Ele aponta que ainda restam 18% dos campos de arroz e 25% das áreas de soja para serem colhidos.

Olea destaca que já há lavouras submersas pela água, já que as precipitações começaram a se intensificar no local ainda na segunda-feira (6). "A soja, entre dois a três dias debaixo d'água já apodrece, enquanto o arroz ainda aguenta uns cinco dias, e se a água baixar, ainda dá para colher", aponta.

Outro detalhe trazido por Olea é a logística, que tem dificultado o escoamento dos grãos que já foram colhidos. "Ou tem caminhão sendo puxado por trator em estrada de terra que está com lama, ou o caminhão tem que fazer uma rota alternativa, acrescentando 100km, 120km ao percurso para o arroz chegar à beneficiadora, por exemplo.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja fecham em alta em Chicago nesta 3ª, mas recuam nos portos pressionados pelo dólar
Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também
MAPA divulga calendário de semeadura e vazio sanitário da soja para a safra 2025/2026 com regionalização inédita na Bahia
Vazio sanitário da soja no Paraná começa em junho
Agricultores dos EUA dizem que o Brasil ainda tem vantagem no mercado de soja da China, apesar da trégua comercial
Soja realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após ganhos fortes da sessão anterior