Araguari (MG) chega ao final da colheita da soja com perdas menores do que o estimado inicialmente
Araguari (MG) chega ao final da colheita da soja com perdas menores do que o estimado inicialmente
Quase terminada a colheita da soja em Araguari, Minas Gerais, registrou perdas menores do que o estimado inicialmente de acordo com o diretor técnico da Fazenda Quiolombo, Ricardo Minoro. De acordo com ele, as sojas plantadas mais tarde tiveram desempenho melhor e acabaram "segurando" um pouco as perdas.
Minoro aponta que a soja mais precoce sofreu com os efeitos da estiagem e que, de uma maneira geral, as plantas sofreram ataques severos da mosca branca e também casos de ferrugem asiática. A média geral de produtividade para Araguari, de acordo com ele, deve ficar na casa das 60 sacas por hectare, quando o Município costuma registrar médias entre 70 a 80 sacas por hectare.
A respeito do milho safrinha, houve uma redução de área em torno de 15%, segundo Minoro, e de 30% para o sorgo, tanto pela janela de plantio em atraso quanto pelos preços baixos de venda que não animaram os produtores. Inclusive, o diretor técnico da fazenda Quilombo informa que, os produtores que decidiram plantar o milho, vão economizar em tecnologia este ano.