Chuvas chegam tarde demais em Tapurah (MT) e prejudica soja que está sendo colhida
Chuvas chegam tarde demais em Tapurah (MT) e prejudica soja que está sendo colhida
A colheita da safra de soja em Tapurah, no Mato Grosso já está em pleno vapor, com cerca de 30% das áreas colhidas, segundo o produtor rural local Silvésio de Oliveira. Ele conta, entretanto, que as chuvas em volumes expressivos e diários têm atrapalhado os trabalhos de campo.
As precipitações que foram escassas no início do plantio da soja vieram agora, "tarde demais", segundo Oliveira, e estão atrapalhando não apenas a entrada de máquinas no campo, mas avariando os grãos que estão nas lavouras prontos para serem colhidos. "Já há relatos de grãos avariados, grãos ardidos", disse.
Por enquanto, com 30% de área colhida, a média de produtividade é estimada em 40 sacas por hectare, mas será preciso acompanhar como será o desempenho do clima durante a colheita.
Sobre o milho segunda safra, como houve atraso neste ciclo da soja, a janela ideal para o plantio da safrinha acabou sendo postergada para muitos produtores, Desta forma, Oliveria conta que muitos não irão investir em toda a área para a cultura, projetando uma redução no Município em torno de 20% a 25% nas áreas que seriam dedicadas ao cultivo do cereal.