Guarda Mor (MG) passa quase 30 dias sem chuvas e plantio atrasado e desenvolvimento da soja prejudicado preocupam produtores

Publicado em 21/11/2023 10:20
Cerca de 60% das áreas de soja foram plantadas, quando até o momento, em outros anos, 80% dos campos estariam semeados
Tiago Machado - Produtor Rural na região de Guarda-Mor/MG
Podcast

Guarda Mor (MG) passa quase 30 dias sem chuvas e plantio atrasado e desenvolvimento da soja prejudicado preocupam produtores

A falta de chuvas constantes e com bons volumes, somada às altas temperaturas atrasaram o plantio da soja em Guarda Mor, em Minas Gerais e já somam perdas, segundo o produtor rural local, Tiago Machado.

Ele explica que cerca de 60% das áreas destinadas ao plantio da oleaginosa foram semeadas, quando a esta época do ano, deveriam ter sido plantadas 80%. "Nas áreas de sequeiro que foram plantadas, já se estima perda de 30% na produtividade, e nas de pivô, em torno de 15%", afirmou.

Machado aponta que as altas temperaturas, passando dos 40° nesta época do ano é algo incomum para o Município, fenômeno que não se via há, pelo menos, 20 anos. 

Com os estragos causados com a escaldadura da soja e outros problemas gerados pela escassez de água, alguns produtores estão considerando se irão fazer o replantio ou não, uma vez que o preço da semente está caro e não há previsão de boas chuvas para que elas germinem.

Outro ponto trazido por Machado é a perda da janela ideal para o milho segunda safra em 2024. Segundo ele, muitos produtores não devem plantar o cereal ano que vem, e utilizar as áreas com plantas de cobertura, como milheto e braquiária.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Atingir 22 milhões de toneladas já é impossível no Rio Grande do Sul”, afirma presidente da Aprosoja RS
Forte seca em Carazinho/RS já consolida perdas na produtividade da soja
Plantio da soja sofreu com muita chuva em Pelotas/RS e agora desenvolvimento é afetado pela seca
Rio Grande do Sul já tem perdas consolidadas na safra de soja diante de clima adverso
Safra 2024/2025 da soja na Bahia deve atingir novo recorde de produção
Com Chicago estável, dólar caindo e clima no radar, novos negócios com a soja são escassos no Brasil
undefined