Semeadura da soja em Cascavel (PR) praticamente terminou, mas onda de calor preocupa produtores
Semeadura da soja em Cascavel (PR) praticamente terminou, mas onda de calor preocupa produtores
Em Cascavel, no Paraná, o plantio da soja já está praticamente finalizado, faltando áreas pontuais de acabamento, segundo o vice-presidente do Sindicato Rural local, Modesto Félix Daga. Ele conta que as chuvas em bons volumes e bem distribuídas em setembro e parte de outubro favoreceram os trabalhos.
Atualmente, entre 60% a 70% das lavouras do Município estão em fase vegetativa, entre 1% a 2% em fase de emergência e o restante, em floração, conforme explica a liderança. Apesar do bom desenvolvimento, há a preocupação com a onda se calor que pode adiantar alguns ciclos da soja. Mais do que isso, a umidade e as altas temperaturas podem favorecer as doenças fúngicas. "O produtor precisa ficar atento e não perder as datas das aplicações", disse.
Ainda de acordo com Daga, as negociações de contratos antecipados em Cascavel estão lentas, uma vez que os produtores anseiam por uma melhora nos preços da oleaginosa, de olho na safra brasileira, mas também no que acontece nos campos nos Estados Unidos e na Argentina.