Produtor rural de Balsas (MA) relata chuvas manchadas e atraso de 10 dias no plantio da soja
Produtor rural de Balsas (MA) relata chuvas manchadas e atraso de 10 dias no plantio da soja
Com a falta de chuvas mais regulares e volumosas em Balsas, no Maranhão, o plantio da soja está cerca de 10 dias atrasado, segundo o produtor rural local, Valério Mattei. Ele conta que desde que foi aberta a janela de plantio, cerca de 5% das áreas foram semeadas, quando, com clima normal, a esta altura, entre 40% a 50% das áreas dedicadas ao cultivo da oleaginosa já deveriam ter sido plantadas.
Ele conta que alguns produtores com pivô plantaram, e outros, arriscaram semear no pó, aguardando precipitações que devem vir em volume baixo neste final de semana. "Tem previsão de chuva mais volumosa e regular, mas só para dia 27 de outubro", disse. Desta forma, o produtor que arriscou plantar no pó está exposto à possibilidade de replantio.
As negociações para este ciclo da soja, segundo Mattei, estão ocorrendo de maneira pontual, conforme a necessidade do produtor em comprar, por exemplo agora, insumos para aplicações. "De resto, o produtor está segurando, observando os relatórios que vêm dos Estados Unidos, informações que vêm da Argentina para ver se o preço aqui no Brasil melhora", afirmou.