Em Palotina (PR), produtividade da soja caiu em função da falta de chuva no período de enchimento de grãos e excesso de precipitações na colheita
Podcast
Em Palotina (PR), produtividade da soja caiu em função da falta de chuva no período de enchimento de grãos e excesso de precipitações na colheita
A média de produtividade em condições normais para Palotina, no Paraná, é de 75 a 80 sacas por hectare, mas de acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Edmilson Zabot, este ano a média caiu para 54 a 55 sacas por hectare. Isso ocorreu, segundo ele, por falta de chuva no período de enchimento de grãos e excesso de precipitações durante a colheita. "No final, além de comprometer a qualidade do grão que estava sendo colhido, teve área que sequer conseguiu passar pelo processo de colheita de tanta chuva", disse.
Ele ainda explica que, por causa das perdas nas safras anteriores, os produtores ficaram com receio de realizar contratos antecipados, medo que aumentou devido à falta de chuva durante o ciclo. "Agora, com essa queda nos preços da soja, o produtor vai ter que vender barato, até porque tem parcelas de financiamento vencendo", afirmou.
Em relação ao milho safrinha, Zabot conta que a maior parte das áreas foi semeada dentro da janela de plantio, e que a estimativa de produtividade média é boa, entre 140 a 150 sacas por hectare. Atualmente, de acordo com a liderança, cerca de 45% das plantas estão em fase de enchimento de grãos, 30% em florescimento e 25% começando a entrar no período vegetativo.
Houve alguns ataques de percevejo no início do desenvolvimento do milho na região, segundo Zabot, mas as aplicações foram realizadas e o problema foi sanado. "Com receio de percevejo e cigarrinha, alguns produtores não só de Palotina, mas outros da região Oeste do Estado, tem produtores que optaram em plantar o sorgo granífero ou para silagem, que são mais resistentes", disse.