Paraguai fecha safra de soja com produtividade dentro do esperado e preço de venda acima da média
Podcast
Paraguai fecha safra de soja com produtividade dentro do esperado e preço de venda acima da média
A colheita da soja chega ao final no Paraguai com rendimentos regulares, que devem fornecer média de produtividade ao redor de 50 sacas por hectare, podendo chegar em até 63,3 sc/ha.
Porém, estes bons volumes não estiveram presentes ao longo de toda a colheita. O vice-presidente da APS, Karsten Friedrichsen, conta que faltou chuva ao longo do final de novembro e do mês de dezembro, o que prejudicou as primeiras colheitas em janeiro com produtividades entre 16,6 e 33,3 sc/ha.
Mas a volta das precipitações a partir de 2 de janeiro, estimularam a recuperação das lavouras e a volta dos bons rendimentos produtivos.
Do lado do mercado, o cenário também é positivo para os produtores paraguaios. A liderança aponta que apareceram oportunidades para venda futura à US$ 500,00 a tonelada entre setembro e outubro de 2022 e em até US$ 520,00 a tonelada entre janeiro e fevereiro de 2023.
Por outro lado, a falta de chuvas em dezembro e excesso em janeiro alongaram o ciclo da soja em cerca de 1 mês, o que atrasou o plantio do milho, aumentando o risco de as lavouras sofrerem com geadas a partir de maio.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da APS no vídeo.