Oeste do Paraná está finalizando a colheita da soja, e alguns municípios já perderam a janela ideal para o milho safrinha
Podcast
Oeste do Paraná está finalizando a colheita da soja, e alguns municípios já perderam a janela ideal para o milho safrinha
A região Oeste do Paraná se encaminha para o final da colheita da soja, com 98% das áreas colhidas, segundo o gerente técnico da cooperativa C. Vale, Carlos Konig. Ele explica que há um atraso neste processo devido ao desenvolvimento da cultura que se estendeu por 10 a 15 dias pelo clima frio e, depois, por causa das chuvas que dificultaram a entrada das máquinas no campo.
Konig explica que este atraso comprometeu a janela de plantio do milho safrinha em algumas áreas; uma delas, que compreende os municípios de Toledo e Cascavel, por exemplo, a janela se encerrou dia 28 de fevereiro. "Neste caso, alguns produtores vão apostar no trigo como alternativa. Entertanto, em outras regiões onde a janela terminou em 10 de março, por exemplo, ainda há quem vá apostar no milho, mesmo arriscando sem o seguro.
Sobre a comercialização da soja, Konig detalha que este ano os produtores ficaram mais reticentes em realizar negócios antecipados, tendo em vista as perdas no ano passado. Desta maneira, estão negociando no mercado físico, na faixa de R$ 148,00 a R$ 150,00 a saca. No caso da produtividade da região Oeste do Estado, a expectativa é que este ano sejam colhidas, em média, 52 a 54 sacas por hectare, quando a média em condições norm ais seria de 62 sacas por hectare.