Excesso de chuva atrasa colheita e tira potencial produtivo da soja em Querência/MT
Podcast
Excesso de chuva atrasa colheita e tira potencial produtivo da soja em Querência/MT
A colheita da safra de soja 2022/23 já começou em Querência no Mato Grosso, mas o excesso de chuvas está prejudicando o andamento dos trabalhos, que até agora, avançaram apenas nas áreas irrigadas e devem se estender no município na virada de janeiro e fevereiro.
Segundo o produtor rural Osmar Frizzo, somente em dezembro foram 500 mm acumulados no município, o que prejudicou o enchimento dos grãos e impossibilita ações de manejo e aplicações de final de ciclo, deixando a porta aberta para pragas e doenças.
Diante deste cenário, a expectativa de chegar próximo das 70 sacas por hectare de produtividade média não será atingida nesta temporada, que também já traz preocupação para a segunda safra de milho.
O produtor relata que o plantio da soja já tinha começado atrasado, o que, por si só, já diminuiria a janela ideal de plantio do milho. Porém, as chuvas podem atrasar também a colheita e criar uma situação ainda mais complicada para a safrinha, que deve ter área reduzida em pelo menos 10%.
Já de olho no mercado, Frizzo aponta que as negociações voltaram a avançar na região e já chegam em 70% do total estimado de produção. Mesmo com preços voláteis, houve bons momentos de rentabilidade e os produtores venderam para cobrir seus custos e já começar a viabilização de implementação das próximas safras.
Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Querência/MT no vídeo.