Paraguai encerra plantio da soja com vendas atrasadas em 10 pontos percentuais
Podcast
Paraguai encerra plantio da soja com vendas atrasadas em 10 pontos percentuais
O plantio da safra de soja 2022/23 já está praticamente encerrado no Paraguai e a expectativa é, de até mesmo, de superar as 9,8 milhões de toneladas estimadas inicialmente para a produção depois de boas condições neste início de ciclo.
A diretora sócia da Dasagro Corretora & Consultora de Agronegócios, Esther Storch, explica que as primeiras lavouras plantadas, que serão colhidas a partir de 15 de dezembro, podem até ter menos produtividade devido à chuva e ao pouco tempo de Sol, mas as demais áreas vão se beneficiar do clima.
A preocupação fica por conta da comercialização, que está cerca de 10 pontos percentuais atrasadas. A consultora aponta que apenas 16% dessa safra já está comercializada e precificada, com um total de 29% ou 30% já comprometida, mas levando-se em conta contratos que ficaram da safra passada sem serem cumpridos.
Na visão de Storch, existe vontade do produtor de negociar, mas com preços de US$ 500,00 a tonelada, o que não é uma realidade neste momento. A expectativa é que com a diminuição das preocupações com relação ao clima as vendas possam avançar, até mesmo pensando nos espaços disponíveis para armazenamento, que já estão ocupados com milho e trigo.
Confira a íntegra da entrevista com a diretora sócia da Dasagro no vídeo.