Colheita da soja se encerra no Pará com boa produtividade, mas dificuldades para escoar a produção
Podcast
Colheita da soja se encerra no Pará com boa produtividade, mas dificuldades para escoar a produção
A colheita da safra de soja 2021/22 se encerrou no último mês no Pará e resultou em bons rendimentos para os produtores do estado. Os dados da Aprosoja PA apontam produtividade média na casa das 54 sacas por hectare, maior inclusive do que a estimativa inicial de 52 sacas.
Segundo o vice-presidente da Aprosoja PA, Juliano Messias, algumas localidades tiveram perdas na produtividade e na qualidade dos grãos, mas de maneira geral, o clima foi muito positivo para o estado que tem muitas áreas novas onde não são esperadas produtividades elevadas.
O aumento de área cultivada neste ciclo ficou em torno de 10% e a projeção para a próxima temporada é de novamente um crescimento na casa dos 10%.
Por outro lado, a capacidade logística do estado não tem acompanhado todo este crescimento e os produtores enfrentam dificuldades para escoar a produção. Messias comenta que o porto de Bacarena paralisou as atividades com soja para embarcar o milho que chega do Pará, Mato Grosso e Tocantins e quem quer embarcar soja precisa ir até São Luis/MA, dobrando assim o custo do frete.
Nas contas da liderança, o estado ainda tem o equivalente à 6 navios de soja para escoar desta última safra colhida, aguardando espaço nos portos. Enquanto isso, os preços que já foram de até R$ 203,00 em Paragominas, hoje estão em R$ 183,00 na mesma região.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da Aprosoja PA no vídeo.