Paraná deve colher 6,9 milhões de toneladas de soja a menos do que o esperado inicialmente, aponta Aprosoja PR

Publicado em 16/02/2022 14:59
Após perdas na safra de verão, presidente da entidade recomenda investimentos na segunda safra de milho para potencializar o teto produtivo e a rentabilidade na safrinha 2022
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR

Podcast

Paraná deve colher 6,9 milhões de toneladas de soja a menos do que o esperado inicialmente, aponta Aprosoja PR

Ao longo do plantio da safra de soja 2021/22 a Aprosoja Paraná estimava a produção estadual de 20,9 milhões de toneladas, mas agora, com a colheita em andamento essa projeção já foi reduzida para 14 milhões de toneladas.

Segundo o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, os meses de dezembro e janeiro foram complicados para o clima e isso afetou o desenvolvimento das lavouras que estão sendo colhidas entre 3,3 e 24,7 sacas por hectare na região de Goioerê, por exemplo, que costuma atingir entre 74 e 82 sc/ha.

Diante deste cenário, que tem seguro agrícola precisa ter agilidade no acionamento, já que a demanda por perícias está alta e os técnicos demoram para chegar às propriedades. A liderança também destaca que muitos contratos que já estavam fechados não vão conseguir ser cumpridos.

Ao mesmo tempo, o plantio da segunda safra de milho avança, mas ainda sem boas condições para o desenvolvimento das lavouras. O presidente ressalta a importância de o produtor buscar auxílio dos técnicos para verificar exatamente a janela de Zoneamento Agrícola de cada região para evitar plantios fora dos períodos recomendados que ficam sem seguro e com risco maior de problemas climáticos.

Por fim, Bonesi recomenda que os produtores invistam nesta segunda safra de milho, mesmo nesse momento de custos de produção elevados, a fim de aumentar as chances de ter altas produtividades e atingirem rentabilidade com o cereal.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PR no vídeo

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas
undefined