Levantamento do Sind. Rural de Palotina/PR aponta perdas de 100% no milho silagem e 95% na soja

Publicado em 17/01/2022 10:09
Além das perdas, os grãos que foram colhidos não tem qualidade suficiente para serem recebidos pelas empresas. Entidades buscam viabilizar linhas de crédito e renegociações de dívidas, além de esperar a volta da chuva para viabilizar o plantio da segunda safra de milho
Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR

Podcast

Levantamento do Sind. Rural de Palotina/PR aponta perdas de 100% no milho silagem e 95% na soja

Logotipo Notícias Agrícolas

As lavouras de Palotina no Paraná passaram por um longo período sem registro de chuvas, o que impactou diretamente e drasticamente o desenvolvimento tanto do milho quanto da soja nesta safra de verão 2021/22.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR, Edmilson Zabot, a entidade realizou levantamento na virada do ano e, até o dia 28 de dezembro a perda da soja era de 80%. Este patamar subiu para 90% no começo do ano e agora já é de 95% da produção esperada que, na visão da liderança, não se recupera mais.

Para as primeiras lavouras que conseguiram ser colhidas, Zabot relata que a qualidade dos grãos está muito baixa e as empresas estão com dificuldades para receber as remessas, já que não há destino para este nível de qualidade. As lavouras de milho silagem também sofreram muito e tiveram perdas de 100%.

Diante do cenário drástico, entidades regionais e estaduais buscam junto ao Ministério de Agricultura e o governo federal a disponibilização de linhas de crédito especiais, possibilidades de renegociação das dívidas, agilidade das seguradoras para liberarem as áreas e apoio aos produtores de leite, que também reduziram em 35% a produção diária.

A esperança no momento seria a segunda safra de milho, para ajudar a recuperar um pouco dessas contas e ainda dar algum suporto ao setor das proteínas animais. Porém, diante da falta de chuvas que persiste na região, a semeadura não é possível no momento.

Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Altas de quase 2% da soja em Chicago puxam preços também nos portos do Brasil e negócios avançam nesta 2ª
Soja sobe quase 2% em Chicago entre relatório altista do USDA e acordo China-EUA; preços sobem também no BR
USDA informa nova venda de soja para o México nesta 2ª feira (12)
China prevê menor importação de soja em 25/26 com planos para reduzir o uso de farelo
Soja/Cepea: Negócios são lentos no Brasil
Soja e óleo disparam na Bolsa de Chicago nesta 2ª, após anúncio de corte de tarifas por China e EUA