Chuva alaga lavouras de soja no Tocantins e prejudica infraestrutura para escoar a produção
Podcast
Realidades da Safra - SOJA
A safra de soja 2021/22 começou bastante positiva em Tocantins com a expectativa de superar a marca de 4 milhões de toneladas produzidas. Porém, os últimos meses foram de excesso de chuvas, o que está impactando as lavouras.
Segundo o presidente da Aprosoja Tocantins, Dari Fronza, quase todas as regiões do estado estão registrando precipitações muito acima das médias e isso está impossibilitando que os produtores entrem em campo para realizar as aplicações de defensivos e, consequentemente, aumentando a pressão para doenças como mofo branco e antracnose.
Outro ponto que gera bastante preocupação é que com a proximidade da colheita, que deve começar em 20 dias, há dúvidas sobre a possibilidade de realmente colocar as colheitadeiras em campo para trabalhar, além de muitas estradas tocantinenses terem sido afetadas pelas chuvas, o que irá dificultar o escoamento da produção.
Olhando para o mercado, Fronza aponta que 45% da produção foi negociada antecipadamente, um volume suficiente para garantir o custeio das lavouras. Agora, os produtores devem aguardar um pouco mais antes de fecharem novas negociações, até para esperar os reais efeitos das chuvas.
Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja TO no vídeo.