Excesso de chuvas atrasa plantio e dificulta germinação da soja em Goioerê/PR
Podcast
Excesso de chuvas atrasa plantio e dificulta germinação da soja em Goioerê/PR
Os produtores de Goioerê no Paraná estão enfrentando dificuldades para semear a nova safra de soja de soja 2021/22. Após atraso para o início dos trabalhos esperando a chuva, ela veio, mas em excesso, e agora as atividades não conseguem avançar.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR, Sérgio Fortis, o plantio na região está em 50% do total estimado, enquanto o normal seria entrar em outubro já com esses 50%, o que resulta em um atraso de 20 dias no ciclo de semeadura e vai impactar na janela do milho safrinha em 2022.
Além de impossibilitar o avanço das máquinas em campo, os 400 mm acumulados de chuvas em outubro também impedem uma boa germinação das lavouras já semeadas. A liderança explica que, como o município é de terra roxa, a excesso de precipitações acaba “lacrando” o solo e muitas plantas não vão emergir com perfeição e pode haver replantios.
Em meio a tudo isso, poucos negócios antecipados foram fechados, já que os produtores estão escaldados após venderem muito antecipado na safra passada e depois se depararem com valorizações nos preços até a colheita, conforme aponta o presidente.
Fortis também relata que, 90% dos produtores já têm tudo comprado para a segunda safra de milho do ano que vem e, como a região não tem a opção de cultivar trigo, a safrinha vai acontecer, mesmo que em janela apertada e com menos produtividade.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR no vídeo.